0 A Hora dos Ruminantes | Opinião
Etiquetas:
3 estrelas,
José J. Veiga,
Opinião,
Romance
Considerado o romance mais importante do autor, A hora dos ruminantes conta a história da pequena cidade de Manarairema, que vê a sua rotina alterada por acontecimentos inexplicáveis. Primeiro uma legião de homens, de procedência desconhecida, decide acampar na cidade. Os moradores, temendo represálias e com medo dos visitantes misteriosos, passam a especular sobre a intenção do grupo. Depois, a cidade é tomada por cães, que chegam às dúzias no vilarejo, causando uma inversão de papéis: enquanto os moradores ficam acuados em suas casas, os animais passeiam livremente pela cidade. E, por último, a chegada de centenas de bois completa o quadro alegórico do romance.
José J. Veiga possui uma qualidade que inúmeros autores gostariam de ter, pois é capaz de agradar tipos muito diferentes de leitores, de jovens estudantes a leitores maduros, de admiradores da prosa fantástica aos fãs da narrativa realista.
Com a reedição da obra completa do autor pela Companhia das Letras, com prefaciadores convidados, fotos do autor e sugestões de leitura, José J. Veiga finalmente é resgatado para cravar a sua marca no grupo seleto de autores da melhor tradição literária brasileira.
Autor: José J. Veiga
Género: Romance
opinião
★★★☆☆ (3 em 5)
★★★☆☆ (3 em 5)
Quando perto de Manarairema se instala uma comunidade de estranhos, os habitantes da cidade, sem saberem quem são estes homens e quais as suas intenções, reagem de forma passiva e obediente. Gente simples, tentam adaptar-se à nova realidade sem confrontar os vizinhos, apesar das incertezas que guardam em relação ao presente e também ao futuro.
José J. Veiga mistura fantasia com realismo nesta alegoria sobre o terror de viver numa realidade opressiva; A Hora dos Ruminantes explora o inerente medo do desconhecido e o consequente sentimento de desconfiança que se instala nestas condições.
Clique em
"Curtir"
se gostou deste post. Ajuda muito! :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário