Destaques

1 Amor e Amizade | Opinião


Wook.pt - Amor e AmizadeQue obra deliciosa esta - Jane Austen fala da vida e amores de jovens em pequenos romances epistolares e contos brilhantes escritos em forma de carta, até hoje esquecidos. Inspirou-se em Ligações Perigosas na sua Lady Susan, vítima de um maldoso escândalo. Enquanto um enredo dá lugar a outro, as heroínas trocam opiniões sobre adultério, fugas, divórcio e segundos casamentos. E o que mudou nestes duzentos anos? São as mesmas raparigas que hoje conhecemos queixando-se, acusando, perdoando, rindo, chorando, desmaiando, gritando encantadas ou ofendidas, quem sabe? Agora seduzem para logo rejeitarem, umas vezes bondosas, outras cruéis, intrusivas mas obtusas, desesperadamente barulhentas e, em geral, capazes de encantar e espantar quase ao mesmo tempo. Hoje em dia usam os telemóveis para melhor viverem as suas emoções; há dois séculos tinham de se contentar em escrever cartas e que cartas...


Autor: Jane Austen
Editor: Planeta Editora 
Género: Romance
Páginas: 287
Original: Love and Freindship (1793) 




opinião
★★★☆☆

«onde aprendeste tamanho despropósito e palavreado? Suspeito que tenhas andado a ler romances!»

Quando penso que Jane Austen escreveu este livro com apenas 15 anos e pondero na audácia e inteligência envolvidas em tal feito, na sua capacidade de ver mais além, de ultrapassar convenções e conveniências sociais, expondo-as ao ridículo, parece-me que não merece menos de cinco estrelas. No entanto, olhando para o livro objectivamente, pelo trabalho literário que é, não me parece justo passar das três estrelas.

Amor e Amizade é uma sátira que realça a hipocrisia da adolescência e toda a (complexa) manipulação envolvida. Diverti-me com a narrativa, estou satisfeita por ter mais um livro de Jane Austen terminado, mas não é um livro que recomende livremente.






Um comentário: