Destaques

0 A Intriga e a Herança | Opinião

Um Caso Tipicamente Inglês
Série Selchester 1
Numa encantadora vila rural inglesa, o Castelo de Selchester definha. A II Guerra Mundial terminou há pouco, e nos imponentes salões restam apenas os ecos de glórias passadas. É um destino pouco apetecível para Hugo Hawksworth, oficial dos Serviços Secretos a quem é confiada a missão de organizar os arquivos do castelo. O jovem chega acompanhado pela irmã mais nova, Georgia, por quem é responsável desde a morte dos pais. Ambos antecipam uma estadia entediante e desconfortável. Estão enganados.

A vida no campo é uma surpresa. Rodeados de aristocratas altivos e grandiosas mansões, empregados excêntricos e vizinhos indiscretos, os irmãos sentem que mergulharam noutra era. Mas rapidamente se deparam com segredos, intrigas familiares, uma ou outra traição e... o esqueleto do Conde de Selchester, cujo desaparecimento numa noite de tempestade permanecia envolto em mistério. A polícia encerra o caso sem grandes demoras. Hugo, no entanto, não se deixa convencer. Com a ajuda de Freya Wryton, a tentadora sobrinha do conde, lança-se numa investigação cujas sombrias implicações irão agitar todos os que o rodeiam.

Com a elegância de Downton Abbey e a astúcia de Agatha Christie, Um Caso Tipicamente Inglês é o primeiro volume da Série Selchester e marca o regresso à escrita de Elizabeth Edmondson, uma das escritoras mais queridas dos leitores portugueses.


Autor: Elizabeth Edmondson    
Editor: Edições Asa (Janeiro, 2016) 
Género: Romance > Mistério
Páginas: 368
Original: A Man of Some Repute (2015)  




opinião
★★★★✩
Em Um Caso Tipicamente Inglês, o primeiro da série, Elizabeth Edmondson criou um interessantíssimo jogo de suspeitas, grandemente enriquecido pelo meio em que se desenvolve a trama. Os mexericos são fomentados pela natureza curiosa dos habitantes da vila e surpreendemo-nos a ser, nós próprios, um pouco coscuvilheiros...

Da lista de pessoas que estavam no Castelo na noite do desaparecimento de Lorde Selchester somos aliciados a considerar quem sairia a ganhar mais com a morte do conde, que motivos poderia esta pessoa ter para cometer um homicídio e quem teria realmente coragem para o fazer... mas quando pensamos que estamos perto Edmondson aprofunda o enredo e o mistério complica-se - o caso é mais complexo do que nos pareceu no início!

Além do ambiente rural e das personagens que o habitam, também o período histórico joga a favor da narrativa, tornando-a ainda mais interessante. A Segunda Guerra terminou há pouco tempo e as alterações que esta forçou na vida das pessoas é ainda fresca e ressentida.

A construção das personagens é muito agradável de acompanhar; gostei especialmente da irmã de Hugo, Georgia, uma sabichona de 13 anos, cheia de irreverência, que abrilhanta todas as cenas em que participa. A única personagem que me pareceu mal desenvolvida foi Sónia - tão sincera na sua maldade e tão óbvia na sua mesquinhez que acaba por perder credibilidade; pelo menos foi com essa sensação que fiquei.

Surpreendeu-me a ausência de cenas românticas, mas a verdade é que não fazem falta nenhuma ao livro e gostei de ver a escritora afastar-se um bocadinho do seu estilo habitual. O mistério é mais do que suficiente para nos manter entretidos e estou muito curiosa para continuar a acompanhar estas personagens no próximo livro.


A Intriga e a Herança
Série Selchester 2
Wook.pt - A Intriga e a Herança
É Natal em Selchester, mas o ambiente é tudo menos tranquilo…

O novo herdeiro do Castelo de Selchester, o viúvo americano Gus Fitzwarin, está prestes a chegar com as filhas adolescentes, Babs e Polly… e são poucos os que estão contentes com a notícia. Os recém-casados Hugo e Freya Hawksworth receiam estar prestes a perder um dos seus sítios preferidos. Lady Sonia Richmond, que se considera a legítima herdeira do castelo, vê os seus planos ir por água abaixo. A jovem Georgia olha com desconfiança as novas "intrusas". E nem as próprias irmãs Fitzwarin estão felizes com a súbita mudança para a Inglaterra rural…

 Para piorar as coisas, Hugo desconfia que Gus corre perigo de vida. Mas tem também outros assuntos preocupantes em mãos, nomeadamente, um caso antigo que envolve o roubo de obras de arte e espiões da Guerra Fria. O ambiente já é tenso entre todos, mas as circunstâncias obrigam-nos a permanecer juntos no castelo... e quando aparece um cadáver na estufa, as perguntas sucedem-se. Seria Gus o alvo? Qual a ligação entre os estranhos acontecimentos na vila e no castelo e as investigações de Hugo? Conseguirão resolver o mistério antes que seja tarde de mais?


O segundo volume da série Selchester vem consagrar Elizabeth Edmondson, uma das escritoras mais queridas dos leitores portugueses.


Autor: Elizabeth Edmondson    
Editor: Edições Asa (Setembro, 2016) 
Género: Romance > Mistério
Páginas: 352
Original: A Question of Inheritance (2015)  


opinião
★★★
Com uma contextualização histórica muito interessante, Elizabeth Edmonson cria em A Intriga e a Herança um mistério bastante intrigante.

Gus, simples cidadão americano, nunca sonhou acabar com passaporte, título e castelo inglês... mas foi exactamente isso que lhe aconteceu! É suposto que Gus e as filhas, Barb e Polly, se habituem a viver num castelo medieval numa Inglaterra pós-guerra em que os próprios habitantes ainda estão a tentar aprender a lidar com a mudança, com o racionamento e a austeridade. Esta seriedade é cortada pela fricção imediata entre Polly e Georgia (já nossa conhecida do livro anterior), que tanto contribuem para o bom humor do livro… isso e o facto desta família parecer bastante desajustada em Selchester.

Como se não bastasse, Lady Sonia telefona a avisar que vem passar o Natal no castelo…e não vem sozinha…! Depressa nos vemos enredados entre espionagem, misteriosos acidentes, obras de arte desviadas durante a guerra, segundas intenções e mais um homicídio no castelo. Vai ser um Natal no mínimo diferente em Selchester!

Embora tenho gostado de ler A Intriga e a Herança, gostei mais do primeiro livro. Depois de desenvolver o enredo a um ritmo que eu considero algo lento, a autora apressa-se para um final insatisfatório. Há também a falta de aproveitamento de algumas personagens, cheias de potencial. Estas 'falhas' tanto no desenvolvimento das personagens como em dar resposta a todas as questões deve-se muito provavelmente à intenção de continuar a série, o que sabemos agora, infelizmente, não ser possível.




Série Selchester
TítuloLivro n.ºEdição Portuguesa
Publicação Original
Um Caso Tipicamente Inglês
1✓ 
A Intriga e a Herança
2

Nenhum comentário:

Postar um comentário