Destaques

8 Série Quarteto de Noivas + Opinião

A série Quarteto de Noivas é constituída por um total de 4 livros. Um Dia Perfeito é o primeiro livro desta série, seguido de Um Mar de RosasO Sabor do Momento e Felizes Para Sempre.


Um Dia Perfeito

Quarteto de Noivas #1
Quando eram crianças, as quatro amigas Mackensie, Emma, Laurel e Parker, passavam horas a imaginar como seria um dia de casamento perfeito. 
Anos mais tarde, as suas fantasias tornam-se realidade, mas de uma forma que não esperavam: criaram uma empresa de organização de casamentos e realizam os sonhos de outras mulheres. 

Em Um dia Perfeito, ficamos a conhecer Mackensie Elliot, uma fotógrafa bonita e independente, que adora captar os momentos felizes e únicos que descobre nos casamentos. Mas tanta felicidade ao seu redor por vezes recorda-lhe um passado de amargura e que quer deixar para trás.

Autor: Nora Roberts
Editor: Chá das Cinco (12/Abril/2013)
Género: Romance
Páginas: 288
Original: Vision in White (2009)


Opinião... 
Em Um Dia Perfeito o trabalho de escrita da autora é, como já é costume, 5★! As descrições são óptimas, a caracterização das personagens é detalhada mas objectiva, o estilo da narrativa é elegante mas contemporâneo e os diálogos ajudam a desenvolver o enredo a bom ritmo.

Infelizmente, o elemento fraco neste livro é mesmo o enredo; este revolve apenas à volta do trabalho de Mac e do seu enamoramento por Carter…Reconheço que a autora não pode incluir sempre um perseguidor/assassino pervertido nos seus livros para nos oferecer aquela sensação de mistério/thriller que enriquece e dinamiza o romance, mas estou habituada a que estes tenham muito mais do que aquilo que encontrei em Um Dia Perfeito.
Este livro pareceu-me muito vazio, sem finalidade objectiva e, apesar de ter ficado curiosa para acompanhar as histórias de Emma, Lauren e Parker, espero sinceramente que esses livros tenham componentes mais fortes do que este primeiro.
Apesar de alternar entre momentos enternecedores e sensuais, falta a Um Dia Perfeito a intensidade a que Roberts já me habituou.

Gostei da forma como a autora desenvolveu o dilema de Mac, cujo divórcio dos pais, quando ela tinha apenas 4 anos, acabou por comprometer a sua capacidade de entrega pessoal e comprometimento numa relação séria.
Ninguém captava alegria e lágrimas, amor e medo - memórias - em momentos fotográficos como Mac, mas ela optava sempre por se manter à parte, em isolamento. Isto porque, Mac conhecia apenas o lado mau do amor, o que acontece quando este acaba graças à sucessão de relacionamentos falhados que a mãe foi coleccionando após o divórcio, numa eterna busca pelo amor sob a forma de status, sucesso, dinheiro e segurança; daí que as lógicas completamente ilógicas que ela tenta formular para justificar a sua fuga à relação com Carter sejam não só divertidas mas também bastante credíveis e válidas.

Quanto a Carter, adorei uma personagem tão adoravelmente trapalhona que, à primeira vista, não faz nada o tipo de homem da protagonista e em quem os ternos sonhos do adolescente que foi no passado se começam a misturar com os ardentes desejos do homem que é no presente.

Compreendo a necessidade e o interesse de passar ao leitor a dedicação de Mac ao seu trabalho e o nível de criatividade neste envolvido mas Nora acaba por exagerar no número e na extensão destas descrições, o que tornou a leitura um bocadinho aborrecida em certas partes.

Em suma, Mac, Emma, Laurel e Parker formam um fantástico quarteto de pura amizade, com laços muito fortes entre si e que a autora conseguiu focar muito bem. Além disso, nada como uma boa megera para animar as coisas - e a mãe de Mac é um óptimo exemplar da estirpe! Também me diverti imenso com as dicas de Bob e, em geral, esta foi uma leitura bem agradável; exceptuando a sensação de vazio que me ficou, em retrospectiva.

Um Mar de Rosas
Quarteto de Noivas #2
  Desde criança que Emma é uma jovem sensível e romântica e não é surpresa para ninguém que tenha encontrado a sua vocação como florista de casamentos. Assim está sempre rodeada de flores e trabalha com as suas três melhores amigas - Mackensie, Parker e Laurel. 
  Emma não podia estar melhor, certo? Errado. É que Emma, apesar de bela e encher de vida todas as salas onde entra (aliás, tal como acontece com os arranjos florais que cria), apenas se cruza com os homens errados. E o último lugar onde alguma vez se lembrou de procurar é…bem debaixo do seu nariz. Jack Cooke é um arquiteto e amigo de longa data que praticamente faz parte da família. 
  Um dia ele apercebe-se que sente por Emma algo mais do que apenas amizade. Mas quando a sua paixão é correspondida, as coisas começam a complicar-se. É que nem ele gosta de compromissos, nem ela é dada a casos passageiros. 
  Conseguirão confiar nos seus corações — para se entregarem a uma vida em comum?

Autor: Nora Roberts
Editor: Edições Chá das Cinco (Novembro, 2013)
Género: Romance
Páginas: 288
Original: Bed of Roses (2009)

Opinião... 
My rating: 3 of 5 stars
Justifico as escassas três estrelas desta forma: recuso-me a baixar a fasquia em relação a esta escritora, já que é uma das minhas preferidas e de quem já li trabalhos fantásticos.

Um Mar de Rosas pode ser formidavelmente romântico, juntando um par que, por já se conhecer há imenso tempo, compreende-se mutuamente, mas é basicamente um livro sobre o desabrochar de um amor com descrições exaustivas sobre a actividade laboral de Emma para encher os entretantos… e por muito fascinante que seja esta profissão e por muito viáveis que sejam as hesitações do par romântico não me senti atraída pelo conteúdo especifico deste livro mas mais pela euforia em volta dos preparativos para o casamento de Mac e Carter e pelo interessantíssimo duo Parker/Malcolm Kavanaugh.

Gostei de Emma, uma mulher alegre que adora a vida que leva: uma família fantástica e unida, amigas verdadeiras que estão sempre lá para ela e um trabalho que adora. A premissa é muito promissora: juntas, Mac, Emma, Laurel e Parker transformaram uma brincadeira de criança num negócio próspero que as atesta de gratificação pessoal e que nos enche de visões românticas e atmosferas de sonho.

Emma é uma romântica incurável, o tipo de mulher a quem se fazem promessas, com quem se fazem planos para o futuro e o problema de Jack é que, como ele aprendeu com o traumatizante divórcio dos pais, as promessas são quebradas e os planos são alterados.

Foi apenas próximo do final que vibrei realmente com o livro, quando testemunhei a força da amizade entre estas brilhantes e talentosas mulheres e as mudanças que estamos dispostos a fazer por amor. É um livro que não hesito em recomendar às fãs de Nora Roberts e que apreciam um romance no verdadeiro sentido da palavra.

O Sabor do Momento
Quarteto de Noivas #3

Laurel McBane sempre recorreu às amigas para apoio, especialmente quando o sonho de frequentar uma escola de culinária quase foi arruinado pelos problemas financeiros dos seus pais. Agora Laurel retribui a generosidade das amigas criando bolos extravagantes que acrescentam um toque perfeito à empresa de casamentos que fundaram. 
Laurel acredita no amor mas é demasiado discreta para os luxos desejados por outras mulheres. O que ela aprecia mesmo são homens fortes e inteligentes, como Delaney, irmão da sua amiga Parker, por quem Laurie sente uma paixoneta desde criança. Mas algumas paixões duram mais do que outras e Laurel está convencida que o advogado, bem na vida, está fora do seu alcance. 
Até que, certo dia, Laurel perde a cabeça e surge um beijo quente e inesperado entre ambos. Cheia de dúvidas e sem saber o que esperar do futuro, conseguirá transformar esse momento de paixão em algo mais eterno?

Autor: Nora Roberts
Editor: Edições Chá das Cinco (Fevereiro, 2014)
Género: Romance
Páginas: 288
Original: Savor the Moment (2010)
COMPRAR

                               Opinião... 

My rating: 3 of 5 stars
Já li tantos livros de Nora Roberts que me tornei particularmente exigente em relação ao seu trabalho. Assim, apesar de a série Quarteto de Noivas ter o seu encanto, está longe de ser uma das minhas preferidas, nomeadamente a nível de conteúdo, já que se centra demasiado na componente romântica.

Em O Sabor do Momento, o terceiro livro da série, é a vez de Laurel e Delaney descobrirem se o que os une é apenas uma paixão momentânea ou amor verdadeiro; Delaney está habituado a olhar para Laurel como um membro da família, alguém que deve proteger, mas Laurel vive secretamente apaixonada por ele desde criança. 

Gostei da dinâmica entre este par e apreciei imenso que Roberts não recorresse ao típico impedimento da relação por Delaney ser irmão de Parker. Por esta altura já conheço bem todos os personagens, dos quais gosto bastante, e isso torna a leitura acolhedora e confortável. Foi inteligente da autora tirá-los a todos do cenário habitual, que se começava a tornar repetitivo, e dar-nos uma perspectiva sobre a interacção dos quatro pares num ambiente livre de trabalho. 

Entretanto, continuo muito intrigada com o romance de Parker e Mal… que tenho na ideia que constituirá o melhor livro dos quatro. 


Felizes Para Sempre
Quarteto de Noivas #4
Enquanto relações públicas de uma empresa de organização de casamentos, Parker Brown tem um talento excecional para realizar os sonhos das noivas mais exigentes. Mas é incapaz de sonhar sobre o seu próprio futuro. 
O mecânico Malcolm Kavanaugh adora descobrir como funcionam as coisas. E perceber os segredos de uma mulher complexa e deslumbrante como Parker é um desafio. Parker e Malcom, quando estão juntos, fazem faísca. Mas ambos sabem que passar de um pequeno flirt a uma relação séria é um passo muito importante. 
Os riscos que Parker correu nos negócios sempre valeram a pena, mas arriscar o seu coração é algo que a jovem não sabe se pode fazer... Felizmente, Malcom irá mostrar-lhe que a vida é demasiado curta para não ser vivida ao máximo

Autor: Nora  Roberts
Editor: Edições Chá das Cinco (Maio, 2014)
Género: Romance
Páginas: 288
Original: Happy Ever After (2010)
Opinião... 
My rating: 3 of 5 stars

'Felizes para Sempre' é um livro simples e descomprometido, óptimo para relaxar, sem verdadeiros vilões, problemas que tenham que ser resolvidos ou mistérios que precisem ser desvendados. 

O último livro da série Quarteto de Noivas coloca um óptimo ponto final na história de Mac, Parker, Laurel e Emma. Chegou a vez de Parker se render ao amor - ela que é tão dedicada ao trabalho, perita em resolver os problemas dos outros parece ter encontrado um ponto de desequilíbrio para o seu mundo tão severamente organizado: Malcolm Kavanaugh.  

Apesar de ter gostado do livro, esta afirmação não se livra de vir acompanhada de uns quantos «mas...». Tendo lido quase 50 livros de Nora Roberts e estando habituada a ser completamente «sugada» para as suas histórias, não consigo deixar de pensar que falta alguma coisa a estes quatro livros. As histórias individuais são um bocadinho pobres e pouco originais; parece-me que a autora achou que uma interessante história colectiva, com base num negócio com potencial para encantar qualquer mulher, seria suficiente. 

Quarteto de Noivas é uma série romântica que gira à volta da importância da amizade. É especialmente interessante acompanhar as vidas das personagens ao longos dos quatro livros, com a aproximação e familiaridade que Nora Roberts é tão boa a criar.

8 comentários:

  1. Quando é que estará disponível o próximo livro?

    ResponderExcluir
  2. Quando saí o ultimo livro?

    ResponderExcluir
  3. ja lí todos e os amei

    ResponderExcluir
  4. Adorei esta série Quarteto de Noivas! Todos livros são mto bons!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Estou muito interessada pelos livros, mas não sei se vou gostar do final. Sou romântica e é isso que espero do final: romance! Mas ouvi dizer que o final não é muito bom. O que vocês, que já leram, acham? Vou me decepcionar ou posso comprar? :D

    ResponderExcluir
  6. Nao to consegui indo baixar nem lê online para sempre

    ResponderExcluir