Destaques

5 Teu Para Sempre | Opinião

Wook.pt - Teu Para Sempre«O corajoso e meigo Toby persegue um sonho: amar e ser amado. O mundo dos afetos parece estar-lhe vedado mas ele não desiste. Serão necessárias várias reencarnações mas o seu destino está escrito há muito. E um dia, ele conseguirá mesmo a resposta para a grande questão: qual é o sentido da vida? Toby é um cachorro doce e sedento de amor. Após uma curta e trágica vida de cão vadio, ele fica surpreendido ao perceber que lhe foi dada uma nova oportunidade: o nosso herói nasceu de novo e tem um mundo de possibilidades pela frente. Mas a sorte não parece estar do seu lado e mesmo quando é salvo por uma mulher bem-intencionada, o seu fim é novamente solitário e tristonho. Na sua próxima reencarnação, será acolhido por Ethan, um menino de oito anos que lhe dá a conhecer as alegrias do amor e da amizade. Mas esta vida de cão de estimação mimado não encerra a sua jornada na Terra. Esperam-no ainda muitas emoções fortes e provações até o verdadeiro desígnio da sua vida lhe ser revelado. No seu desejo de amar e ser amado, Toby protagoniza uma jornada universal. Toby somos todos nós. E todos nós nascemos com um destino para cumprir. Comovente e inesquecível, Teu Para Sempre relembra-nos o que é essencial nas nossas vidas: o amor e a amizade, os momentos de felicidade e partilha, sonhos que acalentamos e as memórias que guardamos no coração.»

comprarAutor: W. Bruce Cameron
Editor: Edições ASA
Páginas: 288
Título Original: A Dog's Purpose


Do mesmo autor de...




A Minha Opinião:
★★★★★
Nunca um livro me transmitiu tão bem a lealdade, sentido de amizadecompromisso, e amor sem reservas de um cão por um homem, como «Teu Para Sempre». 

Confesso que tinha imenso receio desta leitura devido à minha ultra-sensibilidade relativamente aos animais. Comecei a ler, devagarinho, apreensiva, com a intuição de que a(s) vida(s) deste não não ia(m) ser das mais felizes…tudo isso resultou em alguma ansiedade, instabilidade na leitura e nervos sempre que pegava no livro. 

…Tentei manter objetividade…distanciar-me das personagens… filtrar os acontecimentos e alhear-me aos sentimentos… 

…E na 42ª página chorava como uma perdida… 

Através do ponto de vista do próprio Tobey/Bailey/Ellie/Buddy, acompanhamos as suas sucessivas vidas primeiro como um cão selvagem que é recolhido para uma espécie de canil particular; depois como um cão que foi adotado por uma família comum; seguidamente como um cão polícia; e por fim como um cão nascido numa ninhada destinada a venda…que acaba por ser vendido às pessoas erradas… 

Durante todas estas vidas observamos, através dos olhos de um cão, o nosso mundo; enquanto ele procura encontrar o sentido da sua vida, o motivo pelo qual volta sempre a nascer…o seu desígnio

Partilhando tudo o que o rodeia com o leitor, Tobey/Bailey/Ellie/Buddy leva-nos a ver o que ele vê…mas que não entende ou que interpreta à sua (inocente) maneira. A descrição dos cenários é praticamente inexistente e a caracterização das personagens é muito vaga - o que faz sentido, porque são pormenores que não interessam a um cão, nem ele saberia interpretar isso. Contudo, e por serem personagens bastante reais e comuns, conseguimos idealizar estereótipos de que permitem apreender toda a sua essência, ainda assim. Odiamos ou adoramos, fervorosamente, todas as pessoas que interagem com este cão. 

A forma como o autor, Bruce Cameron, depura as interpretações deste cão e descreve os diversos comportamentos caninos está realizada de uma forma soberba. Ligando com espantosa mestria todos os pormenores ocorridos durante o livro, Cameron culmina num final magnífico, dando sentido a toda a história, onde Tobey/Bailey/Ellie/Buddy descobre finalmente o seu desígnio… 

Fiquei um bocadinho apreensiva em relação à sequela deste livro, não me parece que seja um livro de sequelas… mas fico contente por estar a ser realizada uma adaptação de «Teu Para Sempre» ao cinema. 

Um livro muito originalEmocionante e inspirador! ADOREI!!!

5 comentários:

  1. depois de tudo que li aqui, quero ler também... bj Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Hoje comprei "O quanto amamos" e deixei encomendado "Teu para sempre" mas confesso que estou com medo de começar a lê-lo porque tenho muita dificuldade em lidar com o sofrimento animal. Vou tentar e que seja o que deus quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura muito sofrida para quem tem esse tipo de sensibilidade. Custou-me imenso atravessar certas partes mas o autor consegue compensar com momentos alegres e patuscos :)
      Comecei a ler a continuação deste livro, que ainda não possui edição portuguesa, mas parei porque cheguei a uma parte em que o cãozinho tem cancro e recordações pessoais tornaram muito custoso continuar com a leitura. Hei-de voltar ao livro porque acho mesmo que vale a pena, mas custa... :(

      Excluir
  3. Li este livro já a alguns anos, não sabia que tinha uma sequela, pode dizer-me o titulo?
    E já agora sempre foi adaptado ao cinema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a sequela tem o título original de «A Dog's Journey» e acompanha os descendentes dos personagens que ficámos a conhecer no primeiro livro...e claro o cão da família :)
      A adaptação ao cinema está a ser desenvolvida pela DreamWorks mas não divulgaram ainda muito sobre o assunto.

      Excluir