Destaques

0 Na Floresta | Opinião


Wook.pt - Na FlorestaBaseado num caso real que chocou a Irlanda nos anos 90, Na Floresta conta-nos a história do regresso de Mich O'Kane, o Kinderschreck, a casa. Órfão violento e perturbado, tratado desde criança por todos como um bicho-papão, ninguém na pequena comunidade onde cresceu consegue lidar com ele. Até que uma jovem mãe e o seu filho de quatro anos desaparecem na floresta.

Descrito pela crítica como um dos romances mais ambiciosos e expressivos de Edna O'Brien, Na Floresta arrasta o leitor para o interior da mente psicótica de um assassino, compondo um retrato chocante e compassivo da solidão, do desespero e da violência.


Autor: Edna O'Brien   
Editor: Cavalo de Ferro (2019)
Género: Romance
Páginas: 240
Original: In the Forest (2002) 
 Orange Prize Nominee for Fiction Longlist (2003)


opinião
★★★★☆

«O que perverterá uma criança...o que fará com que uma criança deixe de ser uma criança?» - página 191

Foi a prosa de Edna O'Brien que, de imediato, me prendeu ao livro; sendo esta já motivo suficiente para ler «Na Floresta», mas a intrigante construção da história, o suspense que a acompanha e a terrível aura que a caracteriza mantém-nos interessados até ao fim - mesmo conhecendo o seu desfecho desde o início. «Na Floresta» alojou-se-me no pensamento, permanecendo comigo mesmo quando não o estava a ler.

Não é todos os dias que encontramos tamanha violência, loucura e sofrimento narrados de modo tão delicado e poético, sem que tal se faça sentir como grosso contraste, pelo contrário, prosa e conteúdo validam-se um ao outro.

A narrativa vai sendo enriquecida pelas diferentes perspectivas daqueles que, de uma maneira ou de outra, foram afectados por O'Kane. E aqui, mais uma vez, fica exposto o talento da escritora: não nos sentimos minimamente confusos por esta intercalação de pontos de vista, cada um vem acrescentar autenticidade à história, trazer novas variáveis a ter em conta para formarmos a nossa opinião e mostrar que as coisas não são lineares. Claro que o julgamento possível é apenas um, mas é importante tentar perceber o desencadeamento destas situações, o que leva a progressões tão negativas e drásticas.

«Na Floresta» expõe a falta de coragem da sociedade para lidar com casos do género, a facilidade com que finge não estar a ver, desamparando os mais necessitados e deixando que se tornem vítimas de algo pior até serem eles próprios os vilões. Uma sociedade que, no fim, se vê cinicamente surpreendida pelo resultado.

Este livro é muito mais do que a história de um triplo homicídio. Edna O'Brien construiu com enorme mestria uma alma em sofrimento, presa ao último fio de sanidade, convertendo toda a sua loucura em pura maldade.

Frases preferidas
«dir-me-ás que acabaste de descobrir o amor, e dir-te-ei que acabaste de descobrir a desilusão.» - página 49







Nenhum comentário:

Postar um comentário