Destaques

0 Até os Cães | Opinião


Wook.pt - Até os CãesNo final de um mês de dezembro, o corpo de um homem é encontrado num apartamento vazio. Agrupados à porta, os seus amigos - também eles já mortos - assistem, numa espécie de vigília, ao corpo a ser transportado, autopsiado e, finalmente, cremado.

É através das histórias deste coro de fantasmas que vamos conhecendo a vida passada de dependência e marginalidade de Robert, o falecido, e de todos aqueles que, cruzando-se com ele, pertenceram ao seu microcosmos de esperança e desilusão, de caos e indiferença, e de amor destruído em prol de uma necessidade maior.

Intenso, alucinante e escrito com fúria, Até os Cães é uma exploração íntima e destemida da vida nas franjas da sociedade, uma viagem carregada de amor, perda, desespero e uma esperança constante na redenção.


Autor: Jon McGregor
Editor: Elsinore (Junho, 2019) 
Género: Romance
Páginas: 224
Original: Even the Dogs (2010) 
 International Dublin Literary Award


Jon McGregor é também autor de Reservatório 13, vencedor do Prémio Costa 2017.
Romance pleno de poder narrativo e inventividade, Reservatório 13 explora os ritmos do mundo natural e o dom humano para a repetição de atos violentos, à medida que a memória da tragédia de uma desconhecida se recusa a desaparecer.




opinião
★★★☆☆
Jon McGregor escreve sem hipocrisia, sem enfeites nem desculpas, num estilo único e muito próprio que - levado a termo de forma brilhante - transforma o relato de uma triste realidade contemporânea numa narrativa extraordinária.

A mesma essência, a mesma falta de esperança e falta de rumo atravessa as diversas perspectivas que vão sendo apresentadas ao longo do livro, uniformizando e colmatando a história, criando um coro harmonioso de vozes que, embora diferentes, se complementam umas às outras na perfeição. São as vozes de pessoas que, muito propositadamente, a sociedade finge não ver nas ruas, prefere culpar completamente pelo destino que «escolheram» e que muito pouco faz para ajudar realmente.

Longe de sentimentalismos e muitas vezes impiedosamente honesto, o escritor consegue comover-nos ainda com maior impacto ao confrontar-nos com o desespero da brutal realidade. De forma fracturada, difusa e caótica vamos conhecendo estas personagens, os motivos que as levaram a optar por uma existência sedada, como ficam reféns da mesma e as derradeiras consequências das suas escolhas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário