Destaques

0 Catarina de Aragão - A Princesa Determinada | Opinião


Wook.pt -  Catarina de Aragão - A Princesa DeterminadaA vida de Catarina de Aragão, infanta de Espanha, rainha de Inglaterra e que foi a primeira mulher de Henrique VIII, com quem esteve casada vinte anos. Um olhar fascinante sobre a vida de Henrique VIII com todas as convulsões sociais e pessoais que marcaram o seu reinado narrado como se fosse Catarina a contar a sua história. Reedição de um best-seller há muito esgotado: o segundo livro da série Os Tudor.

Autor: Philippa Gregory   
Editor: Editorial Planeta  
Género: Romance
Páginas: 432
Original: The Constant Princess (2005) 
 Orange Prize Nominee for Fiction Longlist (2006)



outros livros de Philippa Gregory →


opinião
★★☆☆☆

Já li uns quantos livros de Philippa Gregory e facilmente identifico este como o que menos gostei até ao momento…

Nesta interpretação de Gregory, conhecemos Catarina de Aragão aos 5 anos de idade, quando os seus pais batalham contra os Mouros pela conquista do Alhambra e já nessa tenra idade ela tinha uma certeza inabalável de que seria rainha. Aos 15 anos é enviada para Inglaterra – um país com idioma e costumes que lhe são completamente alheios - para casar com o herdeiro do trono, Artur, e embora o casamento seja uma enorme desilusão ao início os dois acabam por se apaixonar. Viúva poucos meses depois, com apenas 16 anos, sem herdeiro que assegure a sua posição na corte, Catarina sabe que a única forma de fazer cumprir aquele que acredita ser o seu destino é casar com o irmão mais novo de Artur, o futuro Henrique VIII, negando que o seu primeiro casamento tenha sido consumado.

A minha primeira desilusão com o livro foi esta Catarina de Philippa Gregory com a qual não simpatizei minimamente e cuja composição de carácter me pareceu pouco viável. Podemos inferir pela influência e importância que Catarina de Aragão teve na História que ela seria bem mais interessante (e madura) do que o descrito nestas páginas.

A segunda desilusão foi a repetição quase insuportável e para lá de entediante a que a escritora recorre para nos fazer saber que Catarina acreditava que era seu destino e vontade de Deus ser rainha, cumprindo a promessa feita a Artur no seu leito de morte. Este pensamento é repetido até à exaustão, entediando-nos e ocupando espaço que poderia ter sido usado para a construção dos personagens e contextualização do romance no espaço e tempo em que decorre.

Nem a estrutura que Gregory escolheu para nos contar esta história me agradou: a alternância entre a narrativa e as passagens na primeira pessoa, em que a própria Catarina nos diz o que sente e pensa em relação ao que se passa à sua volta, acaba muitas vezes por ser apenas uma irritante repetição do que acabámos de ler na descrição da cena, servindo apenas para prejudicar o fluxo da história.

Vou continuar a ler esta série, mas espero sinceramente que os outros livros sejam melhores que este.


View all my reviews


Série Plantageneta & Tudor
1 - A Senhora dos Rios
2 - A Rainha Branca
3 - A Rainha Vermelha
4 - A Filha do Conspirador
5 - A Princesa Branca
6 - Catarina de Aragão
7 - A Maldição do Rei
8- Três Irmãs, Três Rainhas
9 - Duas Irmãs, Um Rei
10 - A Herança Bolena
11 - A Rainha Subjugada
12 - A Espia da Rainha
13 - O Amante da Rainha
14 - The Last Tudor
15 - A Outra Rainha



Nenhum comentário:

Postar um comentário