Destaques

0 As Aventuras de Robinson Crusoe | opinião


Wook.pt - As Aventuras de Robinson CrusoeAs Aventuras de Robinson Crusoe, a história de um náufrago que vive vinte e oito anos numa ilha deserta, é baseado numa história verdadeira.

O romance foi publicado pela primeira vez em 1719 e em poucos meses vendeu mais de oitenta mil exemplares. É um dos romances de aventuras mais populares em todo o mundo.

Um verdadeiro clássico da literatura universal.


Autor: Daniel Defoe
Editor: BIS
Género: Romance
Páginas: 256
Original: The Life and Strange Surprising Adventures of Robinson Crusoe of York, Mariner (1719) 

opinião
★☆☆☆☆
Sem querer desprezar a sua importância literária, não gostei nem um bocadinho deste livro… Valeu a pena a leitura apenas pela noção que nos oferece sobre a hipocrisia beata e o pavoroso preconceito/racismo do século XVIII.

 Contrariando a ideia que o resumo da história nos pode dar - afinal de contas estamos a falar de um náufrago que é obrigado a sobreviver mais de 20 anos sozinho numa ilha deserta - As Aventuras de Robinson Crusoe são para lá de enfadonhas. Parte deste aborrecimento vem da necessidade que Crusue parece ter de nos descrever ao pormenor toda e qualquer tarefa que levou a cabo na ilha. 

Como se não bastasse, não simpatizei com o protagonista. De pouca complexidade emocional, ficamos com a sensação que esta terrível provação por que Crusue passa não tem sequer verdadeiros efeitos negativos na sua pessoa seja a que nível for.

Frases Preferidas:
* A aflição que nos causa o que não temos parece-me derivar da ingratidão que manifestamos pelo que possuímos - página 123



Nenhum comentário:

Postar um comentário