Goodreads

Destaques

0 Os Dez Livros de Santiago Boccanegra {Livros Fevereiro}


Santiago Boccanegra, neto de marinheiros, sobreviveu à poliomielite lendo Moby Dick e vingou-se dos duros que o perseguiam na escola fazendo-se boxeur. Trabalha agora como segurança de um hotel de Lisboa, onde Laura Rutledge, única sobrevivente de um desastre aéreo, se perde como prostituta de luxo.

Depois da tragédia que lhe é infligida nas Montanhas Malditas, o misterioso albanês Aamon Daro cultiva papoilas na Birmânia e, com o lucro do ópio, colecciona obras de arte, que gosta de encenar ao vivo. Jin, uma tímida adolescente norte-coreana, apaixona-se graças a uma canção dos Beatles e é obrigada a fugir para o Ocidente. Num caderno enterrado com a musa do poeta Dante Gabriel Rossetti aparece um soneto posterior ao óbito - e talvez seja de Pessoa.

Um rapazinho com um tumor cerebral compõe música nos lençóis do hospital sem nunca a ter aprendido. Saint-Exupéry, desaparecido no deserto líbio após a queda do seu avião, encontra, além da raposa que o ignora, uma criança de uma tribo que se julgava extinta.

Estas e muitas outras personagens reais e ficcionais vão formar uma enigmática teia em que os fios soltos acabam por unir-se num final surpreendente, a que não faltarão aves, música, morte e redenção.


Autor: Pedro Marta Santos
Editor: Editorial Teorema (Fevereiro, 2016) 
Género: Romance
Páginas: 496


Pedro Marta Santos, jornalista e argumentista escreveu os guiões de Amália - o Filme (com João Tordo), A Vida Privada de Salazar (com António Costa Santos) e Uma Aventura na Casa Assombrada (com Carlos Coelho da Silva), além de longa-metragens, séries e telefilmes para António-Pedro Vasconcelos, Leonel Vieira, Tiago Guedes ou Edgar Pêra. Colunista da Sábado e colaborador do DN, é autor de guias de cinema e ensaios sobre o amor. Lembras-te Disto? é o seu quarto livro de não-ficção. Como antigo redator de O Independente e leitor ávido de astronomia, os anos 80 são o seu planeta favorito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário