Destaques

0 D. Afonso Henriques {Livros Fevereiro}


Afonso Henriques nasce com uma perna enferma, imprestável, e é entregue aos Moniz, que o levam da corte para as terras dos de Ribadouro. Cresce sagaz e escorreito, por intervenção divina ou por engenho.

Quando conhece a mãe tem 16 anos, porte sem defeito e poderoso; os traços são duros, algo rurais, mas temperados pelos olhos de um azul intenso e profundo. D. Teresa impressiona-se e confirma-o herdeiro do trono do Condado. Mas é nessa noite que Afonso comprova que os irmãos estrangeiros Peres de Trava estão mais próximos dela do que ele. Querem o Condado, e sabem como a conduzir, onde preciso for - e nos lençóis que foram do pai dele. E ali dá o primeiro dos passos há muito desenhados. E outros se seguem. Primeiro contra os estrangeiros que nestas terras mandavam, depois perante a Galiza, Leão e Castela. Até tomar Lisboa, elevando-a a centro de uma identidade nacional que a Santa Sé reconhece, como Reino soberano de Portugal, e a D. Afonso Henriques como seu Rei.


Autor: José Carlos Oliveira
Editor: Oficina do Livro (Fevereiro, 2016)
Género: Romance
Páginas: 320


José Carlos de Oliveira nasceu em Lisboa, em 1951. Dirige a produtora Marginalfilmes, é argumentista, realizador e produtor das longas-metragens Inês de Portugal, O Dragão de Fumo, Preto e Branco, Um Rio e Quero Ser Uma Estrela. Formador na área da escrita, realização e produção; cronista na imprensa. Vice-presidente da Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisual e da Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas. Tem assento na Secção Especializada do Cinema e do Audiovisual, do Conselho Nacional de Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário