Destaques

0 Diz-me Quem Sou | Opinião


E se um dia abrir os olhos e, de repente, a sua vida for perfeita? Por incrível que pareça, esse sonho tornou-se realmente realidade para Lexi Smart. Tinha um emprego mal pago, dentes tortos e uma vida amorosa horrível quando, uma manhã, acorda numa cama de hospital e descobre que a sua esplêndida dentadura deslumbra como um anúncio de pasta de dentes, as suas unhas têm uma excelente manicura, e as suas roupas e acessórios são os de uma mulher muito rica. E como se isso não bastasse, está casada… com um desconhecido!!! Superada a grande surpresa, Lexi pretende aproveitar o seu novo eu, com o qual poderá comprovar em primeira mão as vantagens e desvantagens que podem resultar de uma inesperada vida perfeita.

Sophie Kinsella é a genial criadora de Becky Bloomwood, la famosa «louca por compras», uma das personagens mais simpáticas e perigosas da literatura. Com os seus milhões de fiéis leitores repartidos por meio mundo, Kinsella é uma das autoras mais divertidas e populares dos últimos tempos.

Diz-me quem Sou vendeu mais de um milhão de exemplares só em inglês e mais de 250 mil em alemão. Além disso, foi número um em Inglaterra, Estados Unidos e Itália.


Autor: Sophie Kinsella   
Editor: Quinta Essência (Janeiro, 2016) 
Género: Romance
Páginas: 392
Original: Remember Me? (2008)  








opinião
★★★★✰
Quando Lexi acorda no hospital, não tem qualquer memória dos últimos três anos da sua vida. Assim, intrigadíssimas, transitamos com ela das suas recordações de 2004 para o desconhecido, em 2007. Como é que Lexi passou de uma miúda com uns quilinhos as mais, cabelo mortiço, dentes a precisar urgentemente de correcção e um namorado misógino - uma Lexi que, digamos de uma vez por todas, velejava a velocidade desastrosa num mar de azar - para uma autêntica Barbie morena e bem sucedida?!

...É aqui que Sophie Kinsella acerta em cheio, torna-se muito divertido e curioso ir descobrindo as coisas ao mesmo tempo que Lexi, recebendo as novidades com grande surpresa...
E choque.
Muito choque.

Sem saber como, Lexi aterra numa vida de sonho: o marido, além de bonito, é multimilionário, a casa de ambos é de um luxo que ela nunca imaginou, profissionalmente Lexi subiu na carreira e é agora chefe de departamento. Tal como a protagonista, ficamos muito impressionadas com estes desenvolvimentos e, graças ao bom senso que faltou a Lexi, igualmente desconfiadas!

Quanto mais descobre sobre esta Lexi de 28 anos, mais distante lhe parece daquilo que se lembra de ser e sente que é. Desde o estilo de vida até à casa, passando pela roupa e acessórios, Lexi não se identifica com nada da sua vida anterior. Assim, além do desespero de ter perdido um grande pedaço da sua vida - um pedaço muito importante, ao que parece - Lexi acaba por ter que representar um papel.

Não ajuda que a irmã que Lexi recorda com tanto carinho seja agora uma adolescente desbocada que só se mete em sarilhos, nem que a mãe, de uma insensibilidade assustadora, frustre, sem sequer reparar, as tentativas de Lexi de descobrir mais sobre si mesma. Como se não bastasse (!), Lexi vai viver com um homem picuinhas e exigente que nem conhece mas que supostamente devia amar. E como se não bastasse (!!), ao regressar ao emprego, Lexi descobre que as antigas colegas e amigas a odeiam e evitam a todo o custo. E COMO SE NÃO BASTASSE (!!!) Lexi tem ainda que lidar com um tal de arquitecto, Jon, que jura a pés juntos que eram amantes... Como já devem ter percebido, aplica-se neste livro a Lei de Murphy - tudo o que puder correr mal a Lexi, vai correr!...

Diz-me quem Sou é um livro muito divertido, escrito por uma pessoa que sabe obviamente o que está a fazer; Kinsella faz-nos passar por várias emoções em relação a Lexi - contentamento, desilusão, comoção, frustração, etc... esta até pode ser apenas uma das "rabiscaduras da moda", como disse Garrett no seu tempo, mas, não obstante, pode ser uma grande fonte de entretenimento e descontracção se estivermos no espírito certo.





Sophie Kinsella é escritora de romances e foi anteriormente jornalista na área financeira.
O seu primeiro livro, Louca por Compras, é um best seller internacional e encontra-se numa adaptação cinematográfica da Walt Disney Motion Pictures, produzida por Jerry Bruckeimer.
Kinsella é ainda autora de onze livros e é considerada uma das mais populares autoras de ficção ligeira do momento.
Vive em Londres com a sua família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário