Destaques

2 És o Meu Destino + Opinião


  1938. A Nova Zelândia é um país belo e tranquilo. Um paraíso de onde Mariette, filha de Belle e de Étienne, só pensa em fugir. Cansada da tacanhez da pequena cidade onde vive, ela está disposta a embarcar para a Europa mesmo sabendo que essa viagem poderá ser-lhe fatal. O mundo prepara-se para a guerra, mas, para a irreverente Mariette, ficar é uma alternativa bem pior.
  Chegada a Londres, a jovem depressa se deixa encantar pelas suas tentações e esquece o breve vislumbre que teve do amor. Londres é tudo aquilo com que sempre sonhou. Mas a noite do seu vigésimo-primeiro aniversário vai mudar tudo. Os violentos bombardeamentos nazis transformam a cidade mais vibrante da Europa num pesadelo de terror, devastação e morte. Pela primeira vez, ela sente o peso esmagador da solidão. É dos escombros da guerra, porém, que emergirá uma nova Mariette. A adolescente egoísta dá lugar a uma mulher forte, madura e abnegada que está disposta a tudo - até a morrer - para ajudar os mais desprotegidos. E é no seu momento mais vulnerável que o amor lhe bate à porta. Um amor tão inquieto e desesperado quanto o mundo que a rodeia.

Autor: Lesley Pearse  
Editor: ASA (Novembro, 2014)
Género: Romance
Páginas: 544
Original: Survivor (2014) [Goodreads] [Wook]

opinião
És o Meu Destino by Lesley Pearse
My rating: 4 of 5 stars

Aos 11 anos, Mariette já podia ser descrita como desafiadora, opinativa, exuberante e excessivamente confiante… É o crescimento e desenvolvimento desta jovem em mulher que acompanhamos em 'És o Meu Destino.

Enviada pelos pais da Nova Zelândia para Inglaterra com o objectivo de a manter longe de sarilhos, Mariette passa a viver deslumbrada com a existência sofisticada e luxuosa que leva em Londres até que a eclosão da Segunda Guerra Mundial coloca um abrupto ponto final em todo este conforto. Impedida de regressar a casa, a guerra acaba por obrigar Mariette a viver experiências que irão mudar a sua forma de ser e de pensar para sempre, mostrando-lhe, por vezes da pior forma possível, o que é verdadeiramente importante na vida.


Tal como a mãe, Belle, que ficámos a conhecer nos livros anteriores, Mariette é uma lutadora, uma mulher cujo carácter acaba por ser moldado pelo sofrimento que a rodeia. No meio de milhares de viúvas e órfãos, onde quase toda a gente perdeu alguém, numa época de racionamento e escassez de quase tudo, Mariette esforça-se por fazer a diferença. 'Sempre fora ousada - única, até - e a centelha que a animava nunca fora destinada a uma vida vulgar'.



Para mim, o livro levou um bocadinho para justificar a sua existência entre os trabalhos de Lesley Pearse, mas acaba por compensar largamente esta demora. Muito mais que uma bela história de amor, Pearse traz-nos um relato fascinante sobre a vida em tempos de guerra.







✏ Mariette é filha de Belle, a protagonista de 'Sonhos Proibidos' e de 'A Promessa'

Livros de Lesley Pearse Editados em Portugal:

A PromessaSonhos ProibidosNunca Digas AdeusNunca Me EsqueçasProcuro-teSegue o Coração




2 comentários:

  1. Onde vc comprou? não estou encontrando nenhum ponto de venda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma edição de Portugal, possivelmente ainda não foi editado no Brasil ;)

      Excluir