Destaques

0 Lago Perdido + Opinião

  A primeira vez que Eby Pim viu Lago Perdido foi num postal. Apenas uma fotografia antiga e algumas palavras num pequeno quadrado de papel pesado, mas quando o viu soube que estava a olhar para o seu futuro. Isso foi há metade de uma vida. Agora Lago Perdido está prestes a deslizar para o passado de Eby. 
  O seu marido George faleceu há muito tempo. A maior parte da sua exigente família desapareceu. Tudo o que resta é uma velha estância de cabanas outrora encantadoras à beira do lago a sucumbirem ao calor e à humidade do Sul da Georgia, e um grupo de inadaptados fiéis atraídos para Lago Perdido ano após ano pelos seus próprios sonhos e desejos. 
  É bastante, mas não o suficiente para impedir Eby de abrir mão de Lago Perdido e vendê-lo a um empreiteiro. Este é por isso o seu último verão no lago… até que uma última oportunidade de reencontrar a família lhe bate à porta.

Autor: Sarah Addison Allen
Editor: Quinta Essência (Julho, 2014)
Género: Romance
Páginas: 280
Original: The Lost Lake (2014) [Goodreads]
   



opinião

My rating: 3 of 5 stars
★ 
Normalmente, prefiro manter-me na margem do realismo mas, desta vez, não me importei nada de atravessar para o outro lado e peregrinar por um mundo mágico.

Lago Perdido permite-nos escapar à realidade por umas horas. O seu tom leve e reconfortante acaba por transformar um enredo pouco original e fraco em imprevisibilidade numa leitura encantadora.

Quando Kate perdeu o marido, deixou que a sogra passasse a gerir todos os aspectos da sua vida, bem como a da sua filha Devin. Um ano depois, disposta a acordar finalmente do sofrimento e a recuperar as rédeas, Kate viaja com Devin para Lago Perdido, propriedade da sua tia avó - um reencontro que mudará a vida de ambas para sempre.

Reunindo um grupo de pessoas que já perderam muito na vida, Sarah Addison Allen escreveu uma história sobre segundas oportunidades para encontrar a felicidade, mantendo sempre a esperança e avançando apesar de tudo.

Deixamo-nos cativar por cada uma das personagens por diferente motivos. Trazem humor, sabedoria, ternura ou comoção para a narrativa sem tentarem roubar o protagonismo e contribuindo para a história de Kate e Eby. As suas vidas acabam por se entrelaçar umas nas outras, fazendo a diferença - todos têm dificuldades para ultrapassar mas encontram força e inspiração uns nos outros.

Gostei da inclusão de diferentes gerações de mulheres, de diferentes origens, com diferentes formas de olhar para a vida, com experiências e expectativas distintas, mas que encontram em Lago Perdido a oportunidade de mudar de rumo.

Como este é o primeiro livro que leio de Sarah Addison Allen, a inclusão de fantasia foi, para mim, inesperada, mas acabou por dar cor e brilho à narrativa. Lago Perdido relembra-nos a importância de encontrar refúgio nas pessoas que trazem ao de cima o melhor de nós.





✏ Sarah Addison Allen nasceu em Asheville, na Carolina do Norte. Licenciada em Literatura, a autora dedica-se actualmente ao seu terceiro romance. Os direito de 'O Jardim Encantado', a sua obra de estreia foram cedidos para 15 países e só nos Estados Unidos venderam-se mais de meio milhão de exemplares. O livro foi distinguido com o prémio SIBA Novel of The Year, atribuído pela Associação de Livreiros Independentes do Sul ao melhor romance de 2008. Em Portugal, 'O Jardim Encantado' foi igualmente um êxito, com mais de 10 mil livros vendidos. O Quarto Mágico, o seu primeiro livro, foi eleito Romance Feminino do Ano pela revista Romantic Times. 



✏ Livros publicados em Portugal:
     - Lago Perdido (Quinta Essência, 2014)
     - A Árvore dos Segredos (Quinta Essência, 2011)
     - O Feitiço da Lua (Quinta Essência, 2010)
     - O Quarto Mágico (Quinta Essência, 2009)
     - O Jardim Encantado (Quinta Essência, 2008)

    




Nenhum comentário:

Postar um comentário