0 O Comboio dos Órfãos + Opinião
Etiquetas:
4 estrelas,
Christina Baker Kline

Vivian teve em tempos um lar e uma família. Após o incêndio que matou os seus pais e a deixou só no mundo, ela passa a ser apenas mais uma entre as centenas de crianças forçadas a embarcar no Comboio dos Órfãos. Décadas depois, Molly Ayer, uma jovem que não conhece outro sentimento que não a rejeição das famílias de acolhimento por onde passa, é acusada de roubar um livro. Ela sabe que, agora, ninguém a defenderá. Com aquele livro, morrem também os seus sonhos.
O fio do destino vai ligar estas duas mulheres. Vivian e Molly são mais parecidas do que imaginam. E no dia em que Molly decide solucionar o grande enigma do passado de Vivian, sem o saber, vai encontrar a sua própria salvação.
Um relato épico centrado numa realidade da História americana há muito esquecida…
Autor: Christina Baker Kline 


Editor: ASA (Junho, 2014)
Género: Romance
Páginas: 384
Original: Orphan Train (2013) [Goodreads] [Wook]
opinião
★ ★ ★ ★ (4/5)

Em 2011, a viúva Vivian, de 91 anos, pouco parece ter em comum com a adolescente Molly, de 17, mas, na realidade, partilham histórias de vida bastante similares. As analogias começam a surgir quando Molly, devido à tentativa falhada de roubar uma cópia de Janey Eyre da biblioteca, é sentenciada a serviço comunitário, nomeadamente, ajudar Viviane a arrumar o seu sótão. As memórias são reavivadas pelo desempacotar de cada artigo e Viviane acaba por partilhar a sua história com Molly.

Tanto Vivian como Molly acabam por crescer receosas e desconfiadas, sem capacidade de sentir as emoções de forma natural. Ambas viram demasiado, perderam demasiado e foram obrigadas a crescer demasiado depressa. Órfãs de pai, filhas de mães incapazes e vítimas de estereotipagem preconceituosa, Molly e Vivian têm bastante em comum. Sem se sentirem realmente desejadas, acabam de passar de casa em casa, sendo obrigadas a adaptarem-se às situações e até a adquirir novas identidades. Estas semelhanças acabam por as aproximar de tal forma que ganham verdadeiro impacto na vida uma da outra.
Gostei muito deste livro! Não apenas pela comovente mas inspiradora história de Molly e de Vivian mas também pelo encadeamento histórico relativo aos comboios que transportavam os órfãos e ainda pela mensagem que o livro transmite sobre o que escolhemos levar connosco, o que escolhemos deixar para trás e o que acabamos por ganhar entre uma coisa e outra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário