Destaques

0 O Primeiro Marido + Opinião

O Primeiro Marido  Annie Adams está a alguns dias de celebrar o seu 32.º aniversário e pensa que encontrou, finalmente, a felicidade. Jornalista, escreve uma coluna semanal sobre viagens e passa a vida a explorar os lugares mais exóticos e interessantes do mundo. Vive em Los Angeles com Nick, o namorado com quem já pensa casar, numa relação aparentemente feliz que já conta com cinco anos.
  Quando Nick chega a casa e a informa de que, «segundo a terapeuta», talvez precisem de «um tempo», Annie fica destroçada. Perdida num turbilhão de sentimentos, Annie acaba por conhecer Griffin, um charmoso chef, que de imediato a conquista. E em apenas três meses, Annie dá por si casada, a reconstruir a sua vida numa zona rural do Massachusetts. Mas quando Nick lhe pede uma segunda oportunidade, Annie fica dividida entre o seu marido e o homem com quem ela sente que deveria ter casado.

Autor: Laura Dave
Editor: TopSeller (Abril, 2014)
Género: Romance
Páginas: 256
Original: The First Husband (2010) [Goodreads]

   

opinião
O Primeiro Marido by Laura Dave
My rating: 3 of 5 stars
Quando Nick, o namorado de Annie, a troca por outra mulher e ela acaba por entrar apressadamente num casamento com um homem que mal conhece, ela vê a sua vida entrar numa inesperada espiral de loucura. Confrontada com uma nova vida e, mais precisamente, com os vários contratempos que esta lhe traz sob a forma de um cunhado que enfrenta uma complicada situação de traição e divórcio, dois sobrinhos gémeos apostados em fazer asneiras, o ex-namorado agora arrependido, o desemprego, a bonita e simpática ex-namorada de longa data do marido e uma sogra que a vê como o pior erro do filho, Annie sente-se sobrecarregada e quase como se estivesse a invadir espaço que não lhe pertence.

Depressa começam a surgir as indecisões, obrigando Annie a procurar bem fundo para tentar descobrir o que quer realmente na vida. Será que tudo na vida tem uma estação e, uma vez esgotada a temporada, há apenas que olhar em frente e esquecer o que passou? Ou terá sido este casamento um erro? Apenas uma forma de escapar à dor de ter perdido o verdadeiro amor da sua vida? Uma coisa é certa, o passado com Nick não resultou e o futuro com Griffin parece cada vez menos sólido.

Gostei muito do sentido de humor equilibrado e das situações caricatas com que Laura Dave escreveu a sua história, combinando estes momentos com a elevada carga introspectiva com que a narrativa é desenvolvida. Annie luta por perceber os seus próprios sentimentos e interpretar as suas acções. Embora confusa, tenta analisar e compreender tudo o que lhe acontece, de forma a decidir o que quer viver com e o que está disposta a viver sem.

Apesar de aparentemente todos, excepto a própria, saberem o que é melhor para Annie, ela tem que perceber se é realmente isso que (ainda) quer na vida…lá porque se possa tratar do sonho de uma vida não significa que seja o seu sonho.

Annie acaba finalmente por compreender que liberdade não é sinónimo de não ter nada a perder e que a vida é simplesmente confusa.






  Laura Dave é uma escritora norte-americana, autora dos romances The Divorce Party e London is the Best City in America, ambos em vias de ser adaptados ao cinema. Escreveu para o New York Times, o New York Observer e o Huffington Post e participou em programas da Fox News e da National Public Radio. A sua escrita aborda, em especial, as relações amorosas, familiares, e os laços afetivos. Nascida em Nova Iorque, vive atualmente com o marido em Los Angeles.

✏ Livros de Laura Dave editados em Portugal:
Um Brinde ao Amor - Topseller, 2015 A Festa do Adeus - TopSeller 2014 O Primeiro Marido - TopSeller 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário