Destaques

0 The New York Times Top 10 de 2013

Na semana passada tivemos acesso ao Top 10 do Washington Post, esta semana chegou a vez do The New York Times revelar os seus preferidos de 2013!

Ficção

Americanah
  Nome maior da literatura contemporânea, Chimamanda Ngozi Adichie disseca conceitos fundamentais tais como identidade, nacionalidade, raça, diferença, solidão e amor. Americanah parte de uma história de amor para construir um romance de ideias tão universal quanto implacável. Uma incontestada obra-prima.
  Americanah foi lançado em Setembro deste ano pela Dom Quixote. Poderá saber mais sobre este livro [aqui]. Além deste livro, estão editados em Portugal da mesma autora: A Coisa à Volta do teu Pescoço (2012), A Cor do Hibisco (2010) e Meio Sol Amarelo (2009).

The Flamethrowers
  Política radical, arte avan-garde e corridas de motociclismo ganham vida no novo livro de Rachel Kushner, passado na década de 1970 na qual uma jovem muda para Nova Iorque para se tornar uma artista mas que acaba por se ver envolvida com o movimento revolucionário que abalou a Itália. Neste romance, o segundo de Kushner, a autora recorre a bservações mordentes e frases esculpidas para explorar como as pessoas foram arrastadas por forças sociais implacáveis.
  The Flamethrowers não possui, para já, edição portuguesa mas é possível adquirir a versão não traduzida [aqui].

The Goldfinch
  Depois de A História Secreta e de O Pequeno Amigo, ambos editados em Portugal pela Dom Quixote, Goldfinch é o terceiro romance de Donna Tartt segue as agruras de Theo Decker que emerge de um ataque terrorista órfão de mãe mas na posse de uma valiosa pintura holandesa. Este livro está recheado com incidentes e personagens vívidas, contendo na sua essência a crença inabalável que, aconteça o que acontecer, a arte pode salvar-nos, elevando-nos acima de nós mesmos.
  The Goldfinch não possui, para já, edição portuguesa mas é possível adquirir a versão não traduzida [aqui].

Life After Life
  Demonstrando o mesmo estilo ágil e teatral que nos seus aclamados livros da série de mistério Jackson Brodie, Atkinson assume os males da história de meados do século XX e a natureza da morte enquanto avança e recua no tempo, encaixando versões da história de vida de uma heroína que persiste em morrer, ser ressuscitada e enviada em direcções completamente diferentes.
  Atkinson é também autora de Estranhas Emoções, editado em Portugal em 2000 pela Planeta, e este seu mais recente livro, Life After Life, disponível no original [aqui], foi eleito este ano pelos leitores como o melhor livro de ficção histórica nos Goodreads Choice Awards.

Tenth of December
  Surpreendente e assombroso, um dos maiores escritores americanos, George Saunders, oferece-nos a colectânea de contos mais deslumbrante. Perversamente divertidas, estas histórias variam do inexpressivo até ao demente: prisioneiros forçados a tomar drogas que provocam alterações de humor, pessoas comuns que se apegam aos delírios da grandeza, mulheres do terceiro mundo tornam-se a mais recente moda em decoração de jardim...
  Tenth of December não possui, para já, edição portuguesa mas é possível adquirir a versão não traduzida [aqui].

Não - Ficção

After the Music Stopped
The Financial Crisis, the Response, and the Work Ahead
  O fantástico novo livro de Alan S. Blinder sobre a crise financeira de 2008 argumenta que tal só aconteceu devido a uma «tempestade perfeita» na qual muitos eventos desafortunados ocorreram simultâneamente, produzindo um resultado muito pior por associação.
  After the Music Stopped está disponível para compra [aqui].

Days of Fire
Bush and Cheney in the White House
  Peter Baker saiu bem sucedido ao contar a história de diversas crises da administração de Bush com justiça e equilíbrio, reconhecimento os seus sucessos mas não desculpando nenhum dos seus erros. Baker deixou-se fascinar pelo mistério da relação Bush-Cheney e ainda mais pelo mistério do próprio George W. Bush. Bush liderou realmente ou foi apenas conduzido por outros?

Fifty Days at Memorial
Life and Death in a Storm-Ravaged Hospital
  Com detalhes angustiantes, Fink descreve os dias infernais num hospital durante e após o furação Katrina, quando profissionais de saúde desesperados eram suspeitos de administrar injecções letais em pacientes críticos. Relatado de forma tão emocionante como um thriller, o livro apresenta questões sobre os cuidados de fim de vida, descriminação racial na medicina e a quebra de indivíduos e instituições durante épocas de crise.

The Sleepwalkers
How Europe Went to War in 1914
  Christopher Clark consegue, num só volume, providenciar uma pesquisa abrangente e compreensiva sobre os eventos que conduziram à Primeira Guerra Mundial. Clark evita destacar qualquer nação ou líder como culpado, afirmando que a eclosão da guerra não foi como um drama de Agatha Christie no final do qual se descobre o culpado ao pé do cadáver.
  The Sleepwalker não está editado em Portugal mas a versão original pode ser adquirida [aqui].

A Onda
No dia após o Natal, em 2004, Deraniyagala chamou o marido à janela do hotel onde estavam hospedados, no Sri Lanka. O oceano parecia espumoso e mais próximo do que o normal. Numa questão de segundos, estava em cima deles. Deraniyagala perdeu o marido, os pais e dois jovens filhos. A sua sobrevivência foi milagrosa e assim o é também este livro de memórias - sem sentimentalismo, íntimo e cheio de fúria.
  A Onda foi editado em Portugal pela Vogais em Outubro deste ano. Poderá saber mais sobre este livro [aqui].

Fonte: The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário