0 A Queda de Artur
Etiquetas:
J. R. R. Tolkien,
Lançamentos
A Queda de Artur, a única incursão de J. R. R. Tolkien nas lendas do rei Artur da Bretanha, pode muito bem ser vista como a sua mais delicada e hábil aventura na métrica aliterativa do inglês antigo, tendo concedido à sua interpretação inovadora das antigas narrativas uma sensação penetrante da natureza grave e determinista de tudo o que é contado: da expedição ultramarina de Artur até às distantes terras pagãs, da fuga de Guinevere de Camelot, do regresso de Artur à Bretanha e da grande batalha naval, no retrato do traidor Mordred, nas dúvidas atormentadas de Lancelot no seu castelo francês.
Associadas ao texto do poema, existem, contudo, várias páginas manuscritas; uma grande quantidade de rascunhos e experiências em verso, nas quais a estranha evolução da estrutura do poema é revelada, juntamente com sinopses narrativas e notas deveras significativas, ainda que desesperantes. Nestas últimas, é possível discernir associações claras, ainda que misteriosas, do fim de Artur com O Silmarillion e a amarga conclusão do amor de Lancelot e Guinevere, que nunca chegou a ser escrito.
Autor: J. R. R. Tolkien
Editor: Europa-América (Dezembro, 2013)
Páginas: 248
Original: The Fall of Arthur (2013)
Este livro foi editado pelo filho de J. R. R. Tolkien, Christopher Tolkien, que contribuiu também com três ensaios que exploram o mundo literário do rei Artur, revelam o significado mais profundo dos versos, o árduo trabalho que o seu pai aplicou para finalizar esta obra e a intrigante associação entre A Queda de Artur e a sua maior criação, a Terra Média.

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário