Destaques

0 O Barco Encantado + Opinião

Três irmãs vão tentar resolver o mistério do desaparecimento do pai e tentar reconciliar-se com o seu passado.
  Luanne Rice apresenta-nos o retrato caloroso, embora pungente, de três irmãs que vivem separadas e que regressam uma última vez a Martha’s Vineyard para se despedirem da casa de família. Recordações da avó, da mãe e do pai irlandês, que partiu de barco no ano em que Dar, a mais velha, fazia doze anos, vieram ao de cima e expuseram as ténues brechas no mito da família — especialmente quando cartas antigas, agora descobertas, revelam uma verdade que as faz percorrer a terra natal dos seus antepassados. 
  Transpostas para um lugar desconhecido, cada irmã encara a vida, os sentimentos e os laços com a casa de família sob uma nova perspetiva. Mas como abrirem mão de um local que contém o amor complexo da sua imperfeita família? 
  O romance encerra uma temporada em Martha’s Vineyard, uma missão à Irlanda, um elenco memorável de amigos, incluindo um místico extravagante, a paixão pelo surf e três irmãs muito diferentes com uma vida repleta de beleza, sofrimento e um amor profundo em que nunca tiveram a certeza de poder confiar. O Barco Encantado é um romance tão intemporal quanto o mar à volta do qual se desenrola e que tem Luanne Rice no seu melhor, capturando com o seu talento invulgar a família em toda a sua complexidade. 

Autor: Luanne Rice
Editor: Quinta Essência (Novembro, 2013)
Género: Romance
Páginas: 292
Original: The Silver Boat (2005)

Opinião...
My rating: 3 of 5 stars

Quando ainda eram crianças, o pai de Dar, Delia e Rory, cansado de viver em dependência monetária, partiu para a Irlanda em busca de um documento que provasse o seu direito de nascença, que o creditasse perante a família da esposa e que levasse as filhas a admirarem-no mais… mas Mike nunca mais voltou para a família. Sem saber se a demanda de Mike teria sequer fundamento, a mãe destas três irmãs manteve a família unida com amor, atenção e carinho, tentando compensar a falta do marido. Agora, Dar, Delia e Rory, mulheres adultas com os seus próprios dilemas e problemas pessoais, regressam uma última vez para se despedirem da casa de família antes de a venderem, encontrando recordações que as levará até à Irlanda, procurando descobrir o que levou o pai a partir e, mais importante ainda, o que o impediu de regressar…

Comecei a ler O Barco Encantado com imensa curiosidade e entrei no enredo bastante satisfeita com o calibre das personagens que Luanne Rice vai introduzindo: homens e mulheres maduros cujo deslumbramento dos primeiros anos da vida de adulto já se desvaneceu, deixando-os com problemas e dúvidas credíveis e justificados. Rory, mãe de três filhos, enfrenta o divórcio enquanto quase se deixa consumir pelo ciúme. O filho de Delia, Pete, desistiu da universidade e fugiu para o Alasca depois de engravidar uma jovem de 18 anos, lutando agora contra o vício das drogas e do álcool tal como a sua tia Dar o fez no passado; sendo a irmã que viveu mais de perto os problemas cardíacos da mãe, Dar começou a beber para se sentir viva e, mais tarde, para amortecer a dor.

Luanne Rice reuniu um conjunto muito interessante de histórias de vida, abordando temas sensíveis como o vício, o divórcio, o abandono, a gravidez na adolescência e os estritos laços que unem a família e os amigos. No entanto, em quase 300 páginas não há espaço suficiente para desenvolver e aprofundar convenientemente o carácter de três personagens (Dar, Delia e Rory), fortalecer a empatia leitor/personagens que me parece essencial neste tipo de livro que apela à sensibilidade do leitor e ainda esmiuçar os problemas pessoais destas três irmãs ou dos seus respectivos núcleos familiares.

Assim, apesar de ter gostado do que li, sinto-me um bocadinho desiludida com o nível de profundidade escolhido para a abordagem de temas tão emotivos e delicados.


Sobre a autora...
  Luanne Rice é autora de mais de duas dezenas de livros, marcando regularmente presença na lista dos mais
vendidos do New York Times, Washington Post e USA Today. 
  A sua escrita, descrita pelo New York Times Book Review como uma «rara combinação de realismo e romance», tem fascinado milhões de leitores em todo o mundo. A autora está publicada em 25 países, com mais de 25 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.
  Rice desde cedo revelou talento para a escrita, tendo publicado o primeiro poema aos 11 anos e a primeira história aos 15. Depois de uma passagem pela Universidade do Connecticut, teve vários trabalhos até se dedicar em exclusivo à escrita. 
  Luanne Rice vive entre Nova Iorque e Old Lyme, no Connecticut, na casa onde costumava passar os Verões quando era criança.

Livros de Luanne Rice...
A Linguagem Secreta das Irmãs - 2016 Marcador
O Barco Encantado - 2013 Quinta Essência
Segredos de Paris - 2012 Quinta Essência 
Milagre em Nova Iorque - 2011 Quinta Essência
O Verão das Nossas Vidas - 2010 Quinta Essência
Tua para Sempre - 2009 Quinta Essência
O Último Beijo - 2009 Quinta Essência
Espero por ti este Inverno - 2008 Quinta Essência
A Minha Verdade é o Amor - 2008 Quinta Essência

Nenhum comentário:

Postar um comentário