Destaques

4 Sugestões para o Verão

Verão! Férias! Mais tempo para ler!


Na tentativa de vos ajudar e facilitar a (tão difícil) escolha: aqui ficam algumas sugestões de leitura para este verão 2013!

Romance
Este é um género literário muito abrangente, é importante ter em conta as suas subcategorias de forma a escolher um livro que vá de encontro ao nosso gosto pessoal. 

Para quem gosta de um romance com mistério o novo livro de Dan Brown, um bestseller internacional, é uma óptima opcção de leitura para este verão. Em Inferno voltamos a acompanhar o reputado simbologista Robert Langdon, de O Código da Vinci e Anjos e Demónios. Langdon acorda numa cama de hospital sem memória de como ali terá chegado e sem conseguir explicar a origem do macabro objecto que se encontra escondido entre os seus pertences. Quando a sua vida é ameaçada, Langdon lança-se numa corrida alucinante pela cidade de Florença, tendo como guia apenas alguns versos do Inferno de Dante. 

Também envolto em mistério temos A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert. Nolla, de 15 anos, desaparece misteriosamente em 1975. Mais de 30 anos deipois, Marcus, um escritor, vive atormentado por uma crise da página em branco, depois de o seuprimeiro romance ter tido um sucesso. No mesmo ano, Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados do país, é preso e acusado de assassinar Nola, depois de o cadáver da rapariga ser descoberto no seu jardim. Convencido da inocência de Harry, Marcus abandona tudo e parte para Aurora para conduzir a sua própria investigação.

De autoria portuguesa, Madrugada Suja é uma óptima escolha de romance para este verão. Uma noite de álcool entre estudantes acaba num pesadelo que os irá perseguir durante anos. Filipe, oriundo de uma aldeia onde o despovoamento fez com que só restasse ele e o avô, parte para o mundo. O seu trabalho leva-o a tropeçar num caso de corrupção política.

A História de um gato e de um rato que se tornaram amigos é uma divertida fábula sobre o valor da amizade. Luís Sepúlveda inspirou-se num episódio ocorrido com um dos seus filhos  para nos trazer Max que vive com os pais e com Mix, o seu inseparável gato. Quando Max cresce e decide mudar de casa, leva Mix consigo que adora viver no novo apartamento. Mas quando Max começa a trabalhar e não pode estar tanto tempo em casa, Mix, que está a envelhecer e a perder a visão, sente-se cada vez mais sozinho. Um dia, Mix ouve uns passinhos suaves vindos da despensa e descobre Mex, um ratinho mexicano, medroso e charlatão. Mas os verdadeiros amigos apoiam-se um ao outro e juntos aprendem a partilhar o que de melhor têm dentro de si.

Para as senhoras, nada como um bom romance histórico cheio de sedução: os três volumes já editados em Portugal da série À Flor da Pele são fantásticos! Quatro jovens da elegante sociedade londrina partilham o mesmo objectivo: casar! Iniciando um ousado esquema de sedução e conquista, vamos acompanhando estas 4 jovens à medida que reúnem esforços em busca do melhor partido. O mais recente, Paixão Sublime, narra-nos a história de Evie, a mais tímida, mas também a mais rica das Wallflowers. Para escapar às garras da família, Evie pede ajuda a Sebastian, Lord St. Vincent, um conhecido libertino, fazendo-lhe uma proposta irrecusável: que se case com ela, trocando riqueza por protecção.


Literatura Erótica
Uma vez que, ao que parece, a literatura erótica veio para ficar, aqui ficam algumas sugestões!

Depois de As Cinquenta Sombras de Grey, que despoletou isto tudo, a série Crossfire, que começou por ser uma trilogia mas à qual a autora já confirmou que irá acrescentar pelo menos mais um volume, é um dos maiores sucessos do género. Esta série acompanha a muito emocional mas também romântica relação de Gideon Cross e Eva Tramell, um casal que define as suas próprias regras e se rende completamente ao poder da obsessão. O mais recente livro, Envolvida, já está disponível em Portugal. 

Se a pressão de começar uma série que já tem os seus 3 volumes disponíveis então pode sempre começar pelo 1º, e para já o único disponível em Portugal, da trilogia Sem Fôlego da autora de Na Cama com Um Highlander, Maya Banks. Esta trilogia de enorme sucesso acompanha 3 bilionários - Gabe, Jace e Ash. Três melhores amigos e parceiros de negócios habituados a dominar tanto no escritório como no quarto. 
Como opcções de reserva tem ainda o 1º livro da trilogia Submissa ou o 1º livro da série The Weekday Brides, Casado Até Quarta, disponível já no início de Agosto.


Fantasia
Juliet Marillier tem vindo a fazer um trabalho espectacular na sua série Sevenwaters, também inicialmente uma trilogia mas que conta agora com 6 livros no total. O mais recente livro da série, A Chama de Sevenwaters, já está disponível em Portugal - passaram 10 anos desde o  terrível incêndio que quase roubou a vida a Maeve, filha de Lorde Sean de Sevenwaters. Maeve regressa a casa e, embora as cicatrizes se tenham fechado, Maeve ainda teme as sombras do passado — e o regresso a casa não se faz sem dificuldades. Até porque Sevenwaters está à beira do caos.

A série de romance paranormal A Irmandade da Adaga Negra tem tido enorme sucesso junto dos leitores mais jovens. Nesta série, cujos 9 primeiros livros já estão disponíveis em Portugal, o mundo humano choca com o vampírico. Em Na Sombra do Perigo, o mais recentemente editado em Portugal, Payne, lutadora por natureza e rebelde no que diz respeito ao papel tradicional das fêmeas Escolhidas, fica paralisada na sequência de uma lesão em combate. Um cirurgião humano, o doutor Manuel Manello, é chamado para a curar de um modo que só ele é capaz - e em breve se vê arrastado para o mundo secreto e perigoso da fêmea. Embora nunca tivesse acreditado que a noite encerra coisas estranhas - como vampiros - dá consigo mais do que pronto a deixar-se seduzir por aquela fêmea poderosa que o marca de corpo e alma.


Policial
O bestseller internacional Uma Verdade Incómoda é uma óptima opcção para quem gosta de policiais. Uma operação de contraterrorismo está a ser montada na mais preciosa colónia britânica - Gibraltar. O objectivo é capturar e raptar um importante comprador de armas jihadista. Suspeitando de uma desastrosa conspiração, Toby procura preveni-la, mas é rapidamente colocado no estrangeiro. Três anos decorridos, chamado por um diplomata britânico aposentado, Toby vê-se obrigado a escolher entre a sua consciência e o dever para com o serviço.

Para quem acompanha a série Mortal do pseudónimo de Nora Roberts - J. D. Robb - chegou mais um livro! Em Sedução, a Tenente Eve Dallas está em perseguição de um serial killer que vitimiza jovens mulheres em encontros amorosos virtuais. Eve revê incessantemente as pistas, mas a inteligência deste psicopata romântico tornam o caso inteiro um pesadelo, num momento em que a detetive se sente vulnerável e fragilizada pelos demónios do passado.

Morte na Aldeia foi considerado um dos 100 Melhores Policiais de Sempre pela Crime Writers’ Association. Neste livro viajamos até uma tipica aldeia inglesa onde todos se conhecem e, aparentemente, nada acontece, mas quando a velhinha morre subitamente, a sua melhor amiga não se conforma. Ela sabe que aquela morte não foi natural. O inspector-chefe Barnaby e o incansável sargento Troy não têm alternativa senão investigar - perante velhos ressentimentos e novas rivalidades, ódios intensos e paixões dissimuladas, Barnaby está cada vez mais alarmado.



4 comentários:

  1. O Madrugada Suja foi uma desilusão para mim...

    ResponderExcluir
  2. É verdade para mim também...para quem leu "Equador" e "o Rio Das Flores" este "Madrugada Suja" é um bocadinho de desilusão....

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste post (principalmente dos Minions :p)!
    Li dois daqui. O "Obsessão" foi uma desilusão.

    ResponderExcluir