Destaques

0 O Homem que Perseguia a Sua Sombra {Livros Setembro}

Um dos maiores sucessos literários suecos, a trilogia Millennium, foi publicado sem que o seu autor, Stieg Larsson, viesse a conhecer o êxito do seu trabalho, tendo falecido um ano antes do lançamento do primeiro livro, Os Homens que Odeiam as Mulheres

Dez anos depois David Lagercrantz escreve a sua própria continuação para a série, agora publicada em 35 países, permitindo aos leitores acompanhar os protagonistas, Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist, em novas aventuras. A decisão de escrever um quarto livro para a série tem sido muito criticada, embora o lucro seja redireccionado para a revista anti-racista Expo, fundada por Larsson para denunciar organizações neofascistas e racistas, que tem recebido apoio das receitas geradas pela trilogia Millennium.

A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha compete pela posição de maior lançamento literário deste ano, ao lado de Grey de E. L. James e de Go Set a Watchman de Harper Lee. 


«Millennium» é composta pelos seguintes livros:
- Os Homens que Odeiam as Mulheres;
- A Rapariga que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e um Fósforo;
- A Rainha das Correntes de Ar;
- A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha [escrito por David Lagercrantz]
- O Homem que Perseguia a sua Sombra [escrito por David Lagercrantz]


Os Homens que Odeiam as Mulheres Millennium I

Mikael Blomqvist é um jornalista e co-fundador da revista Millenium, que se dedica principalmente a desmascarar escândalos na alta finança, mas que acabou de ser declarado culpado de um caso de difamação a uma as mais influentes personalidades suecas.
Henrik Vanger é um grande empresário na reforma com um passado familiar conturbado que anda obcecado há 40 anos com o desaparecimento da menina dos seus olhos, a sua sobrinha Harriet Vanger. Desapareceu sem deixar testemunhas, qualquer prova, mas Henrik está convencido que foi assassinada. Aproveitando-se da problemática situação em que se encontra Mikael, Henrik pede-lhe para escrever um livro sobre os podres da família Vanger, como desculpa para investigar o desaparecimento de Harriet.
Lisbeth Salander é a Rapariga da Tatuagem de Dragão, e é uma investigadora excepcional e irreverente, com muitos trunfos na manga, que irá juntar forças com Mikael para deslindar o mistério da família Vanger.
Com uma intriga forte, cativante, cheia de suspense, Stieg envolve-nos no mundo contemporâneo da corrupção e do crime, da qual ninguém vai sair ileso.


AutorSteig Larsson
Editor: Oceanos (2008) 
Páginas: 544
OriginalMän Som Hatar Kvinnor (2005)



A Rapariga que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo Millennium II


Neste segundo volume da trilogia Millennium, Lisbeth Salander é assumidamente a personagem central da história ao tornar-se a principal suspeita de dois homicídios. 
A saga desenvolve-se em dois planos que se complementam e só a solução do primeiro mistério trará luz ao segundo: Há que encontrar os responsáveis pelo tráfico de mulheres para exploração sexual para se descobrir por que razão Lisbeth Salander é perseguida não só pela polícia, mas por um gigante loiro de quem pouco se sabe

AutorSteig Larsson
Editor: Oceanos (2008) 
Páginas: 616
OriginalFlickan som lekte med elden (2006)





A Rainha no Palácio das Correntes de Ar 

Millennium III

Lisbeth Salander sobreviveu aos ferimentos de que foi vítima, mas não tem razões para sorrir: o seu estado de saúde inspira cuidados e terá de permanecer várias semanas no hospital, completamente impossibilitada de se movimentar e agir. As acusações que recaem sobre ela levaram a polícia a mantê-la incontactável. Lisbeth sente-se sitiada e, como se isto não bastasse, vê-se ainda confrontada com outro problema: o pai, que a odeia e que ela feriu à machadada, encontra-se no mesmo hospital com ferimentos menos graves e intenções mais maquiavélicas…Entretanto, mantêm-se as movimentações secretas de alguns elementos da Säpo, a polícia de segurança sueca. Para se manter incógnita, esta gente que actua na sombra está determinada a eliminar todos os que se atravessam no seu caminho.
Mas nem tudo podia ser mau: Lisbeth pode contar com Mikael Blomkvist que, para a ilibar, prepara um artigo sobre a conspiração que visa silenciá-la para sempre. E Mikael Blomkvist também não está sozinho nesta cruzada: Dragan Armanskij, o inspector Bublanski, Anika Gianini, entre outros, unem esforços para que se faça justiça. E Erika Berger? Será que Mikael pode contar com a sua ajuda, agora que também ela está a ser ameaçada? E quem é Rosa Figuerola, a bela mulher que seduz Mikael Blomkvist?.



AutorSteig Larsson
Editor: Oceanos (2009) 
Páginas: 720
OriginalLuftslottet Som Sprängdes



A Rapariga Apanhada na Teia da Aranha
Millennium IV

Neste thriller carregado de adrenalina, a genial hacker Lisbeth Salander e o jornalista Mikael Blomkvist enfrentam uma nova e perigosa ameaça que os leva mais uma vez a unir as suas forças.
Uma noite, Blomkvist recebe um telefonema de uma fonte confiável declarando ter informação vital para os Estados Unidos. A fonte tinha estado em contacto com uma jovem mulher, uma super-hacker que se parecia com alguém que Blomkvit conhecia bem de mais. As consequências são surpreendentes.
Blomkvist, a precisar urgentemente de um furo jornalístico para a Millennium, pede ajuda a Lisbeth, que, como habitualmente, tem a sua agenda própria.
Em A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha, o duo que fez vibrar 80 milhões de leitores com Os Homens Que Odeiam as Mulheres, A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo e A Rainha no Palácio das Correntes de Ar encontra-se de novo num actual e extraordinário thriller.

Autor: David Lagercrantz
Editor: Dom Quixote (Setembro, 2015) 
Páginas: 512
Original: Det som inte dödar oss









O Homem que Perseguia a Sua Sombra
Millennium V

Wook.pt - O Homem Que Perseguia a Sua SombraLisbeth Salander cumpre uma curta condenação no estabelecimento prisional feminino de Flodberga e faz o possível por evitar qualquer conflito com as outras reclusas, mas ao proteger uma jovem do Bangladesh que ocupa a cela vizinha é imediatamente desafiada por Benito, a reclusa que domina o bloco B.
Holger Palmgren, o antigo tutor de Lisbeth, visita-a para a informar de que recebeu documentos que contêm informações sobre os abusos de que ela foi vítima em criança. Lisbeth pede ajuda a Mikael Blomqvist e juntos iniciam uma investigação que pode trazer à luz do dia uma das experiências mais terríveis implementadas pelo governo sueco nos anos Oitenta do século XX. Os indícios conduzem-nos a Leo Manheimer, sócio da corretora Alfred Ogren, com quem Lisbeth tem em comum muito mais do que algum deles podia pensar.
Em O Homem Que Procura a Sua Sombra, o quinto volume da série Millennium, David Lagercrantz construiu uma história emocionante sobre abuso de autoridade, e também sobre as sombras da infância de Lisbeth que ainda a perseguem.

Autor: David Lagercrantz
Editor: Dom Quixote (Setembro, 2017) 
Páginas: 400

Nenhum comentário:

Postar um comentário