Destaques

0 O Anjo Branco | Opinião


«Baseando-se em factos reais, José Rodrigues dos Santos traz-nos desta vez uma obra sobre Moçambique, os portugueses, a guerra colonial e, sobretudo sobre o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar.

A vida de José Branco mudou no dia em que entrou naquela aldeia perdida no coração de África e se deparou com o terrível segredo. O médico tinha ido viver na década de 1960 para Moçambique, onde, confrontado com inúmeros problemas sanitários, teve uma ideia revolucionária: criar o Serviço Médico Aéreo. 

No seu pequeno avião, José cruza diariamente um vasto território para levar ajuda aos recantos mais longínquos da província. O seu trabalho depressa atrai as atenções e o médico que chega do céu vestido de branco transforma-se numa lenda no mato.

Chamam-lhe o Anjo Branco.
Mas a guerra colonial rebenta e um dia, no decurso de mais uma missão sanitária, José cruza-se com aquele que se vai tornar o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar. 
Inspirado em factos reais e desfilando uma galeria de personagens digna de uma grande produção, O Anjo Branco afirma-se como o mais pujante romance jamais publicado sobre a Guerra Colonial – e, acima de tudo, sobre os últimos anos da presença portuguesa em África.
José Rodrigues dos Santos, dando prova da sua já conhecida e reconhecida capacidade de renovação constante, continua a surpreender. Com efeito, no seu novo romance, adopta um registo mais intimista e revela outra faceta aos seus muitos leitores, numa atitude de desassombro e coragem que não deixará de empolgar e até emocionar.
Este é um livro que todos os portugueses sentirão como muito próximo – pelas experiências, pelos acontecimentos narrados, pela repercussão dos factos.»


Editora: Gradiva - 2010
Nº Páginas: 680
comprar





A Minha Opinião:
Não tenhamos ilusões, José Rodrigues dos Santos é jornalista e professor, é em investigação que os seus livros são fortes; é a transmitir conhecimento que o autor é fluente e exímio. Não é a sua forma de narrar as histórias que nos cativa mas sim o enredo destas...por isso, quando a história não é forte, todo o livro cai por terra - «O Anjo Branco» é, até à altura, o livro que menos gostei de José Rodrigues dos Santos. 
Os temas abordados neste livro são interessantes, desenvolvendo-se a trama num período histórico de acontecimentos marcantes - a guerra colonial e todas as injustas atrocidades cometidas, em nome da pátria. 
Não deve ser fácil para um filho escrever a biografia do pai, mérito pelo qual Rodrigues dos Santos está de parabéns, por ter sido tão honesto quanto lhe foi possível. 
A parte inicial do livro foi a mais divertida e, claro, simpática. Porém, vida de José Branco a partir do momento que parte para África bem como a sua luta para assegurar os cuidados médicos básicos em condições, muitas das vezes, muito pouco favoráveis, constituem a parte mais rica e interessante do livro. Há, contudo, partes que são irrelevantes e que acabam por aumentar desnecessariamente o tamanho do livro...e quando nos aproximamos do fim começa tudo a acontecer a grande velocidade, contrariando o ritmo imposto ao longo de toda a história. 
Parece-me que José Rodrigues dos Santos quis variar um bocadinho desta vez...e agradou-me fazer essa viagem com ele, mas este livro não me cativou como os outros. 





✏ José Rodrigues dos Santos nasceu em 1964 Moçambique. É sobretudo conhecido pelo seu trabalho como jornalista, carreira que abraçou em 1981, na Rádio Macau. Trabalhou na BBC, em Londres, de 1987 a 1990, e seguiu para a RTP, onde começou a apresentar o 24 horas. Em 1991 passou para a apresentação do Telejornal e tornou-se colaborador permanente da CNN entre 1993 e 2002. Doutorado em Ciências da Comunicação, é professor da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP, tendo ocupado por duas vezes o cargo de Director de Informação. da televisão pública. É um dos mais premiados jornalistas portugueses, galardoado com dois prémios do Clube Português de Imprensa e três da CNN, entre outros.

 A Chave de Salomão - Gradiva Publicações 2014  Um Milionário em Lisboa - Gradiva Publicações 2013 O Homem de Constantinopla - Gradiva Publicações 2013 A Mão do Diabo - Gradiva Publicações 2012  O Último Segredo - Gradiva Publicações 2011  O Anjo Branco - Gradiva Publicações 2010 Fúria Divina - Gradiva Publicações 2009 A Vida Num Sopro - Gradiva Publicações 2008   A Ilha das Trevas - Gradiva Publicações 2007 O Sétimo Selo - Gradiva Publicações 2007 A Fórmula de Deus - Gradiva Publicações 2006  O Codex 632 - Gradiva Publicações 2005 A Filha do Capitão - Gradiva Publicações 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário