Destaques

0 Os Conspiradores | Opinião


Wook.pt - Os ConspiradoresBasta-lhe apertar o gatilho. Mas hesita. Talvez porque o sol se esteja a pôr. Ou porque a visão da sua vítima, a regar as flores do jardim, o faça hesitar. Ou talvez porque, aos 32 anos, e depois de 15 como assassino contratado, sinta um inesperado vazio. Poisa portanto a arma. O sol, entretanto, já se pôs. Reseng deita-se à espera de um novo dia. Então matará o general. Ou talvez não. Porque o velho lhe aparece de repente ao cair da noite. E convida-o para um chá.

O início do livro é extraordinário. Apaixonamo-nos por Reseng, um assassino em crise existencial. E aos poucos, em pinceladas precisas, aprendemos a conhecê-lo melhor. É um órfão, foi acolhido aos quatro anos por um gangster, e vive desde então numa enorme biblioteca - que é também a sede de um sindicato do crime. É ali que recebe as ordens para matar, por entre leituras de Sófocles e Calvino.

Os Conspiradores deram a conhecer ao Ocidente o premiado autor coreano Un-su Kim, que deixou a crítica tão rendida como desconcertada. Surgiram as comparações, falou-se muito em Camus, em Murakami e até em Don DeLillo. Mas se nas referências literárias não foi encontrado um denominador comum, sempre que se frisava o fulgor cinematográfico da obra, o nome evocado era o mesmo: Quentin Tarantino.

Algures entre esses dois polos - um existencialismo mudo a par de uma exuberante coreografia da violência -, desenha-se um romance notável, que nos prende à leitura e nos leva para além dela.


Autor: Un-Su Kim
Editor: Lua de Papel (2019)
Género: Thriller
Páginas: 336
Original: 설계자들 (2010) 
 xxxpremio


opinião
★☆☆☆☆

Este mundo não é uma confusão porque as pessoas são más, mas porque todas têm as suas histórias e desculpas para fazerem coisas más

Reseng foi encontrado num caixote do lixo; cresceu no meio de assassinos a soldo e caçadores de recompensas até se tornar ele próprio num.
Os Conspiradores foi o livro mais aborrecido que li este ano. Não cheguei a desenvolver nenhuma ligação com o protagonista: Reseng não se preocupa muito em questionar quem dá as ordens de assassinato nem porquê, acredita que nada vai mudar e que a queda de um manda-chuva serviria apenas para colocar lá outro, sendo essa a justificação para continuar a exercer a sua «profissão». Mesmo quando surge a oportunidade de fugir de uma vida de crime constante e obrigatório, opta por desistir de uma vida normal e voltar ao mundo dos homicídios por encomenda.

Reseng é desinteressante e faz pouco sentido...o que faz com que o livro se torne também desinteressante, aborrecido, inconsistente e sem sentido. Nunca me senti 100% imersa na história, pelo contrário, forcei-me a prosseguir a leitura até ao final - apenas para me desiludir mais ainda com a conclusão!

Frases preferidas:
Não é por a casa de banho estar suja que cagamos nas calças - página 76

Mas, infelizmente, a vida não é só um jogo de lençóis. Não se pode lavar o passado, as recordações, os erros ou os remorsos - página 195

View all my reviews




Nenhum comentário:

Postar um comentário