Destaques

0 Dom Quixote de La Mancha | Opinião


Wook.pt - D. Quixote de La ManchaConsiderado o primeiro romance moderno, D. Quixote de La Mancha foi eleito em 2002 o melhor livro de todos os tempos por um conjunto de cem escritores nomeados pelo Instituto Nobel. D. Quixote, um fidalgo de Castela assanhado pela leitura de romances de cavalaria, decide que é seu "ofício e exercício andar pelo mundo endireitando tortos, e desfazendo agravos" e parte à aventura na companhia de seu fiel e prosaico escudeiro, Sancho Pança. As hilariantes maluquices do Cavaleiro Andante liquidam, com a sua "moral do fracasso", as últimas ilusões da epopeia: aquilo a que Adorno chama "a ingenuidade épica". Depois de D. Quixote , nada mais será igual.

Autor: Miguel de Cervantes
Editor: Bertrand Editora (2010) 
Género: Romance
Páginas: 848
Original: El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha (1605 - 1615) 

opinião
★★★★★

D. Quixote é, pelas palavras de um dos primeiros personagens que conhecemos no livro, um «endireitador do mundo». Transitando de Quixada a Quixote, ou seja, de fidalgo tranquilo a cavaleiro andante, segue à cata de aventuras, «desfazendo agravos e endireitando tortos», arrastando atrás de si Sancho Pança, um lavrador que larga tudo e passa a escudeiro, desejoso de se ver governador de uma ilha tal como o amo lhe prometeu. O problema é que metade das circunstâncias são amplamente (!) alteradas pela fantasiosa mente de Quixote graças aos seus adorados livros sobre cavaleiros andantes, fonte de toda a sua sabedoria sobre o assunto.

Adorei o livro e toda a sua cómica ironia, todas as situações mirabolantes em que nos encontramos inesperadamente, junto com os protagonistas, e só posso louvar a magnífica tradução levada a cabo nesta edição!


Frases Preferidas
cada um é filho das suas obras

muitos vão buscar lã e saem tosquiados

Mas não me acuse de cruel nem de homicida aquele a quem não prometo nada, não iludo, não convido, nem admito. (...) Quem não ama ninguém não pode causar zelos a ninguém, e desenganar as pessoas não é desprezá-las. Quem me chama fera e basilisco, passe de largo como de coisa prejudicial e nefasta. Igualmente, quem me tenha por ingrata, não me sirva; por estranha, não procure conhecer-me; por fria e desapiedada, deixe de andar atrás de mim. Esta fera, este basilisco, esta ingrata, esta extravagante, esta cruel não os busca nem os serve, nem quer conhecê-los de nenhuma maneira.

neste tráfego da vida nada é coisa assente

não há dor que resista à morte, nem lembrança que o tempo não desvaneça!

Nunca a má sorte é tal que não escape uma portinha aberta para a gente procurar saída

Quem pode calar as bocas do mundo?! Pois não disseram mal de Cristo e mais era Deus?!

Ó lembrança, inimiga mortal da minha tranquilidade!

Ninguém é senhor de si aos primeiros impulsos

a quem busca o impossível é justo que o possível se negue.

Ó inveja, raiz de todos os males, e verme roedor de todas as virtudes! No geral os vícios, Sancho, trazem consigo um princípio de deleite; pois o da inveja não traz senão desgostos, rancores e desesperos.

e mais vale um toma que dois te darei (...) o conselho da mulher é pouco, mas quem o não toma é bem louco.

é no meio, entre os dois extremos da cobardia e da temeridade, que tem lugar a valentia.

a sorte manda e a razão pede, e, acima de tudo, a minha vontade deseja.

há quem faça e dê lume a livros como se fossem filhoses

View all my reviews




Nenhum comentário:

Postar um comentário