Destaques

0 Desgraça | Opinião


Wook.pt - DesgraçaDesgraça é muito mais do que um relato social: é um relato de sobrevivência pessoal numa sociedade decadente. Passado na África do Sul pós-apartheid, este romance sincero e despudorado centra-se em David Lurie, professor universitário na Cidade do Cabo, de meia idade, divorciado, que divide o seu tempo entre o desânimo das aulas e as satisfações momentâneas que encontra numa prostituta. Quando esta o deixa de atender, David desvia as atenções para uma jovem aluna, começando uma aventura sexual que, quando tornada pública, o leva ao despedimento e à humilhação.


Autor: J. M. Coetzee
Editor: BIS (2011)
Género: Romance
Páginas: 240
Original: Disgrace (1999) 


Opinião
★★★★★

Chocante, poderoso, cru e direto são os adjetivos que melhor descrevem este livro. Desgraça enche-nos de desconforto à medida que o lemos e mantém uma série de debates acesos nas nossas cabeças muito tempo depois de o termos terminado. Para tal contribuem em grande parte a natureza do protagonista e o peso dos temas abordados.

Com 53 anos, Lurie vive constantemente preocupado com o envelhecimento, com a degradação que acompanha a passagem do tempo. Quando é acusado de assédio sexual por uma aluna, o escândalo que daí advém leva-o a perder o emprego e decide ir viver uns tempos para a casa da filha, no campo. Mas a verdade é que Lurie não encaixa em lado nenhum, nem no campo nem na cidade, e a vida dele acaba por se complicar ainda mais.

Coetzee põe o nosso próprio sentido de moral à prova neste livro abordando temas como a pobreza e a criminalidade que muitas vezes a ela se associa, a escolha entre vingança ou submissão perante a injustiça e como a diferença entre culturas e gerações pode levar a pontos de vista completamente distintos.

Desgraça pode ser difícil de digerir, mas vale bem a pena ler.


Frases Preferidas
O crânio, e depois o temperamento: as duas partes mais duras do corpo – 6

A poesia ou nos fala de imediato ao coração ou pura e simplesmente não nos diz nada – 17

Depois de certa idade, todos os casos são sérios. Como os ataques cardíacos. – 47

Afinal de contas é para isso que servem as prostitutas: para aturarem os êxtases dos feios – 49

Quando tudo o resto falha, resta-nos filosofar – 66

Quando mais as coisas mudam mais permanecem iguais. A história repete-se, embora de uma forma mais modesta. Talvez a história tenha aprendido a lição – 68

Longas visitas não são boas para as amizades – 71

Nenhum animal aceitará a justiça de ser castigado por seguir os seus instintos – 99


A vingança é como um incêndio. Quanto mais devora mais fome tem – 121






Nenhum comentário:

Postar um comentário