Destaques

0 O Falcão de Malta | Opinião



Wook.pt - O falcão de MaltaEm busca da sua irmã desaparecida, uma misteriosa Miss Wonderly contrata a dupla de detetives privados Sam Spade e Miles Archer. Mas quando Archer é assassinado, a prioridade para Spade passa a ser apenas uma: descobrir o culpado. Miss Wonderly revela-se afinal a bela e traiçoeira Brigid O’Shaughnessy e a verdadeira perseguição faz-se por uma relíquia medieval em ouro e diamantes de valor incalculável - a estatueta de um falcão. Um ladrão excêntrico, um assassino louco e um líder a quem chamam «homem gordo» são algumas das figuras que o carismático detetive encontrará pelo caminho - e nenhuma o impedirá de dar provas de um código de ética irrepreensível. O Falcão de Malta é uma das mais brilhantes obras da ficção policial de Dashiell Hammett, um romance originalmente publicado em 1930, várias vezes adaptado ao cinema e que continua, década após década, a seduzir gerações de leitores.

Autor: Dashiell Hammett
Editor: Livros do Brasil
Género: Policial
Páginas: 280
Original: The Maltese Falcon (1930) 



outros livros de Dashiell Hammett →


Opinião
★☆☆☆☆
Sendo o mais sumária e concisa que consigo (e ignorando a influência do mesmo no seu género literário): não gostei deste livro. Nem um bocadinho.

Não gostei dos personagens (estereótipos frívolos, ocos e com fraco desenvolvimento ao longo do livro) e o protagonista Spade, misógino e condescendente, pareceu-me particularmente insuportável. Não gostei da história, do modo superficial como foi desenvolvida, da pouca ação que a preenche, nem do diálogo usado em substituição desta mesma ação. Ficamos por dentro dos acontecimentos não porque os presenciámos mas porque assistimos às conversas de Spade com outros personagens sobre as suas descobertas.

Não recomendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário