Destaques

0 Rapariga em Guerra {Livros Março}



Wook.pt - Rapariga em GuerraUma saga de guerra, um relato da passagem à idade adulta, uma história de amor e de memória, Rapariga em Guerra percorre todas estas facetas e revela-se um romance de estreia ao mesmo tempo perturbador e cheio de esperança, escrito com a força da verdade.

Zagreb, 1991. Ana Juric é uma menina de dez anos com um espírito descontraído, que vive com a sua família na capital da Croácia. Mas, nesse ano, a Jugoslávia é abalada pela guerra civil, destruindo a infância idílica de Ana. A paz do dia a dia é manchada pelo racionamento, pelos constantes raids aéreos e os jogos de futebol são substituídos pelo fogo das armas. Os vizinhos começam a desconfiar uns dos outros e a sensação de segurança começa a desvanecer-se. Quando a guerra lhe bate à porta, Ana tem de encontrar um novo caminho num mundo perigoso.

Nova Iorque, 2001. Ana é agora uma estudante universitária em Manhattan. Apesar de todas as tentativas para deixar o passado para trás, não consegue escapar às recordações de guerra e aos segredos que guarda até dos que lhe são mais próximos. Perseguida pelos acontecimentos que lhe roubaram a família para sempre, regressa à Croácia depois de uma década de ausência, na esperança de fazer as pazes com o lugar a que um dia chamou casa. Enquanto enfrenta o passado, procura reconciliar-se com a história difícil do seu país e com os acontecimentos que lhe interromperam a infância, há tantos anos. Avançando e recuando no tempo, este livro é um retrato franco e generoso de um país devastado pela guerra, mostrando-nos, com uma escrita brilhante, a impossibilidade de separar a história de um país e a história do indivíduo.

Sara Novic revela destemidamente o impacto da guerra numa menina e o seu legado em todos nós. É a estreia de uma escritora que olhou para o passado recente e encontrou uma história que ressoa ainda hoje.


Autor: Sara Novic
Editor: Editora Minotauro (Março, 2017)
Género: Romance
Páginas: 236
Original: Girl at War (2015) 
 ALA Alex Award (2016), Women's Prize for Fiction Nominee for Longlist (2016), The Center for Fiction First Novel Prize Nominee for Longlist (2015), Goodreads Choice Award Nominee for Fiction, and for Goodreads Debut Author (2015)



'Throughout, “Girl at War” performs the miracle of making the stories of broken lives in a distant country feel as large and universal as myth. It is a brutal novel, but a beautiful one.' - The New York Times

'Nović excels at distilling visual poetry from action scenes' - The Guardian





Nenhum comentário:

Postar um comentário