Destaques

0 Ivan, o Tolo | Opinião


Wook.pt - Ivan, o ToloPode um homem simples, tolo no sentido em que recusa as regras do mundo materialista, onde reina a guerra, a vanglória e a ganância, vencer o Diabo e liderar daí em diante toda uma nação com base apenas no seu despojamento e força de caráter? Tolstoi questiona o militarismo, a ganância e a vaidade, questiona-nos a todos nós enquanto sociedade, questiona as nossas opções de vida e abre caminho a uma realidade alternativa baseada noutros valores, talvez menos ilusórios.


Autor: Lev Tolstoi
Editor: Livraria Civilização Editora (2015)
Género: Romance
Páginas: 96
Original: Сказка об Иване—дураке (1882) 


opinião
★★★★☆

Apesar de uma história curta, simples e muito acessível, o conceito de Ivan, o Tolo passa por algumas das principais máculas da nossa espécie. Nele, Tolstoi contrapõe a existência simples e o carácter bondoso e generoso de Ivan com o perfil ambicioso, ávaro, materialista e preguiçoso dos seus irmãos.

Sendo 'tolo', na sua inocência, Ivan conhece apenas um meio de atingir um propósito: o trabalho duro. Vive de modo modesto mesmo apesar das 'habilidades' extra que adquire; sem inveja dos que o rodeiam e sem maldade no coração. Exactamente o oposto dos irmãos.

Ivan, o Tolo é um trabalho de tom moralista que nos incentiva a olhar para as nossas prioridades, a ponderar que lugar deve ocupar o desejo por bens materiais ou poder e a pensar no modo como os obtemos - por esforço próprio ou à custa de outros. É também idealista já que as coisas boas surgem sempre aos de bom carácter enquanto que o insucesso está guardado para os de má índole ... e todos sabemos que infelizmente não é bem assim...






Nenhum comentário:

Postar um comentário