2 Um Novo Amanhã | Opinião
Etiquetas:
4 estrelas,
Dorothy Koomson,
Lançamentos,
Romance
Mas um ato de maldade de um homem destrói todos os sonhos de infância e promete derrubar de vez o mundo das duas amigas. E, assim, Veronika e Veronica seguem caminhos diferentes e invisíveis, desprovidos de fantasia ou esperança.
Vinte anos depois, as memórias da amizade e a necessidade de mudar de vida vingam, forçando um novo cruzar de caminhos e a busca de um novo rumo, juntas.
Autor: Dorothy Koomson
Editor: Porto Editora (Junho, 2016)
Género: Romance
Páginas: 472
Original: When I Was Invisible (2016)
opinião
★★★★✩
Neste Um Novo Amanhã a escritora coloca o romance um bocadinho de lado para nos falar de temas muito interessantes, importantes... e perturbadores. Álcool, drogas, prostituição forçada, violação de menores, relacionamentos física e emocionalmente abusivos, promiscuidade na adolescência, pais que não estão (ou não querem estar) suficientemente atentos para garantir a segurança e o bem-estar dos seus filhos. Mas fala-nos também de amizade, dedicação e confiança. De voltar atrás para minimizar os nossos erros. De dar tréguas ao passado e impedir, de uma vez por todas, que comprometa presente e futuro.
Recorrendo ao estilo habitual, alternando entre personagens e tempo de acção, Koomson mantém o passado das suas protagonistas um mistério para nós, revelando pouco a pouco como Nika e Roni chegaram onde se encontram, deixando-nos adivinhar uma porção da história mas mantendo-nos curiosos em relação a outro tanto. No entanto, não me pareceu que esta técnica tivesse sido executada com a mestria de alguns livros anteriores. Especialmente porque, ao manter-nos no escuro em relação a tanta coisa, Koomson impede, em parte, a abertura emocional das personagens na sua verdadeira extensão.
Assim, Um Novo Amanhã não me prendeu com a rapidez do costume, mas com a revelação da verdade tornou-se possível compreender a origem destas personalidades auto-destrutivas e das escolhas que fizeram ou se viram obrigadas a fazer e acabei por me deixar fascinar por estas duas histórias de vida fascinantes e tão sofridas que, embora divergindo num dado ponto, acabam por se reencontrar.
Apaixonada desde sempre pela palavra escrita, Dorothy Koomson escreveu o seu primeiro romance aos 13 anos. A filha da minha melhor amiga foi o seu primeiro livro editado em Portugal. A história comovente de duas amigas separadas pela mentira e unidas por uma criança encantou as leitoras portuguesas. Pedaços de ternura, Bons sonhos, meu amor, O amor está no ar e Um erro inocente, O outro amor da vida dela e A praia das pétalas de rosa foram igualmente bem-sucedidos, consagrando a autora como uma referência para as leitoras portuguesas.
Clique em
"Curtir"
se gostou deste post. Ajuda muito! :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
sou brasileira quero ler tjodos os livros dela,ainda faltam cinco
ResponderExcluirOiii sou moçambicana e ja li todos os livros dela
ResponderExcluirApaixonei-me pelo livro Amor e Chocolate, A praia das petalas de rosa 😍 e o Outro Amor da Vida Dele..
Nao gostei muito de Os Outros Nomes do Amor nem de Um Erro Inocente
Amo a escritora e estou a espera dos ultimos livros dela.