Destaques

0 Sondagem Fevereiro | Resultados

Tal como eu esperava, a maioria de nós (75%) não liga à atribuição de prémios literários para seleccionar próximas leituras.

Apesar de importantes para a indústria literária, uma vez que as editoras vêem os seus livros divulgados e discutidos em várias plataformas, e para os escritores que recebem reconhecimento e distinção pelo seu trabalho. Para o leitor, no entanto, os prémios literários permitem simplesmente conhecer autores dos quais possivelmente, de outra forma, não ouviria falar. 

Um prémio pode funcionar como um selo de qualidade e relevância literária para o trabalho ao qual foi atribuído mas, e tendo em conta o gosto pessoal de cada um, é muito discutível que seja o melhor livro do ano no geral ou até no seu género literário. Além de que não é fácil, e é até muitas vezes injusto, comparar livros.

Pessoalmente, não costumo ler livros só porque foram premiados mas sou da opinião que muitos livros/autores merecem ser notabilizados, por isso mantenho-me atenta pelo menos aos prémios mais importantes: Pulitzer, Nobel, Man Booker, National Book Award, Prémio Camões, Prémio Literário José Saramago, Prémio Leya...



Nenhum comentário:

Postar um comentário