Goodreads

Destaques

1 Lassie {Livros Março}


cadela Lassie e a sua saga encantaram gerações, esta é a primeira tradução portuguesa do clássico para todas as idades e um dos primeiros fenómenos globais a estarem na base dos movimentos de direitos dos animais.

Estamos em meados dos anos 30 e a Inglaterra atravessa uma depressão. A família Carraclough fica em grandes dificuldades depois do pai, Sam, perder o emprego. A única maneira de sobreviver é vender a cadela collie premiada da família, Lassie. O duque de Rudling viu a cadela e oferece uma verba que a família não pode negar. O problema é que Lassie e o pequeno Joe Carraclough são inseparáveis e quando a cadela é levada para o canil do Duque, encontra sempre maneira de fugir e de se reunir com o seu companheiro de aventuras.

Finalmente o duque decide levar a cadela para a sua propriedade no norte da escócia. E aí começa a aventura. Lassie consegue fugir mas tem de atravessar todo o país para chegar ao seu dono no sul de Inglaterra, o solarengo Yorkshire.

Para além de ser uma das primeiras histórias a abordar a questão dos direitos dos animais, um épico sobre a fidelidade e o amor do cão pelos seus donos, «Lassie, regressa a casa» é, também, um retrato de um país e de um período difícil que explica muito do que seria a tenacidade inglesa na guerra mundial que se avizinhava.

Consagrado pelo cinema e pela televisão em sucessivos filmes e séries, o romance de Eri Knight segue a história da cadela Lassie da raça collie que é vendida pelos donos para grande tristeza do seu jovem companheiro humano.


Autor: Eric Knight
Editor: E-primatur (Março, 2016) 
Género: Romance > Juvenil
Páginas: 226
Original: Lassie Come-Home (1940) 
 Pacific Northwest Library Association Young Reader's Choice Award (1943)


"Faz este ano 75 anos que o mundo se apaixonou pelo primeiro grande mito canino." The Observer

"Vi o filme quando tinha 4 ou 5 anos e fiquei tão apaixonado pela Lassie que quis fugir de casa quando soube que do outro lado da fronteira, a dois dias de viagem iria acontecer um espectáculo em que a Lassie - ou melhor Pal, o cão que fazia de Lassie no filme - participava. Não sei se será daí que vem o meu amor aos cães pois já adorava os animais que viviam à minha volta na nossa quinta no México mas é, provavelmente, uma das memórias mais vivas que tenho dessa idade." Cesar Milan







Eric Knight (1897-1943) nasceu no Yorkshire em Inglaterra, o cenário que usou para Lassie regressa a casa. Em jovem e devido aos tempos difíceis que se viviam também em Inglaterra, a sua família mudou-se para os estados Unidos. Knight estudou na Cambridge Latin School no Massachusetts e terminado o curso casou-se instalando-se com a sua esposa numa quinta no estado da Pensilvânia onde fazia criação de cães, alguns dos quais trouxe de Inglaterra. Em 1938 publicou um conto numa revista que teve tanto sucesso que resolveu transformá-lo num livro e assim nasceu Lassie regressa a casa, publicado em 1940, inspirado no seu collie preferido Toots.



Um comentário: