Destaques

0 Escritos Íntimos Cartas e Páginas Autobiográficas | Opinião

Escritos Íntimos Cartas e Páginas Autobiográficas

opinião
★★★★★
Este livro serviu-me como uma introdução a Fernando Pessoa. Antes de ingressar na obra do poeta queria tentar conhecer e, se possível, compreender um bocadinho a personalidade de Pessoa. É, claro, uma tarefa muito difícil, sendo ele tão fragmentado, tão complexo, tão atormentado na sua busca pela verdade... mas estou muito satisfeita com esta minha tentativa - adorei o livro.

Gostei especialmente do capítulo ESCRITOS ÍNTIMOS E PÁGINAS DE AUTO-ANÁLISE, das Cartas a Mário de Sá Carneiro e de ALGUNS TESTEMUNHOS DE FAMILIARES, AMIGOS E CONTEMPORÂNEOS.

"Mas olhe que nenhum de nós tinha dúvidas: ele era o Mestre!", Almada Negreiros


"Com a obra em prosa de Fernando Pessoa compreendemos, em suma, como o génio de um poeta se funda não apenas na qualidade e na espontaneidade criativas, mas também na insatisfação de uma riqueza cultural jamais contente de si mesma, na elaboração intelectual permanentemente aberta, na inquietação do insaciável viajante das ideias, e na sofreguidão pelo conhecimento em todos os planos, na identificação com as preocupações e os sonhos da comunidade, na assunção de todas as virtualidades da sua língua e herança, no enfrentamento corajoso com o mistério do transcendente e na decisão de nunca se deter no sossego de uma doutrina fixada e fixa, de uma ideologia totalitária e por isso estreita, de um sistema escolástico de ideias e de crenças" - p.13


Nenhum comentário:

Postar um comentário