Destaques

1 Sondagem Outubro | Resultado

rentrée 

(palavra francesa)

substantivo feminino
1. Reabertura dos teatros no começo do ano dramático.
2. Nova apariçãoapós uma ausênciade um artista titular de um papel.
3. Reinício de actividades ou de funções de uma instituiçãogeralmente após férias (ex.: rentrée políticarentrée escolar).
Plural: rentrées.


"rentrée", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/rentr%C3%A9e [consultado em 02-11-2015].


Apesar de ser amplamente divulgada nos jornais, revistas e blogues, sempre fiquei com a impressão de que o leitor, ou seja, quem realmente importa, não liga assim tanto à rentrée literária, isto é, o início da nova temporada de lançamentos literários.

Quando ia começar um post sobre a rentrée ocorreu-me a dúvida: será que as pessoas querem realmente saber disto ou nem por isso?! ...E quando estava a construir a sondagem surgiu-me outra dúvida: será que as pessoas sabem sequer o que é isto?!

Assim, ao longo do mês de outubro vocês tiraram-me as dúvidas: além de mais de metade (63%) ter dito que não sabia o que era a rentrée literária, 15% colocou-se na categoria dos que não dão especial atenção à rentrée. Contrariando os 23% que estão atentos à divulgação das novas apostas das editoras temos então 78% que não sabe, nem quer saber, da mesma.

De minha parte - e vocês sabem isto - estou atenta aos lançamentos mês a mês e não ligo muito ao que poderá vir mais para a frente. Assim, esta sondagem serviu para me poupar o trabalho de fazer um post sobre um assunto em que vocês não parecem estar muito interessados e poupar mais tempo para, claro, ler!

Para aqueles que se interessam pela rentrée aqui fica o excelente artigo do Observador sobre o tema. A todos: muito obrigada pela vossa opinião!









Um comentário:

  1. Olá! Obviamente que não estou propriamente atenta à rentrée literária no entanto gosto de saber quais as novidades que estão para sair e que tipo de livros se está a vender mais. Sei que com a aproximação do Natal ou da Feira do Livro a tendência é que haja uma maior aposta por parte das editoras no lançamento de mais livros. Admito que estou muito mais atenta às Promoções de livros, porque são sempre uma ocasião para adquirir "aquele" livro que fui sempre adiando porque tem mais de 1 ano de lançamento.

    Claudia

    ResponderExcluir