Destaques

0 Flores {Livros Setembro}


Um homem sofre desmesuradamente com as notícias que lê nos jornais, com todas as tragédias humanas a que assiste. Um dia depara-se com o facto de não se lembrar do seu primeiro beijo, dos jogos de bola nas ruas da aldeia ou de ver uma mulher nua. Outro homem, seu vizinho, passa bem com as desgraças do mundo, mas perde a cabeça quando vê um chapéu pousado no lugar errado. Contudo, talvez por se lembrar bem da magia do primeiro beijo – e constatar o quanto a sua vida se afastou dela – decide ajudar o vizinho a recuperar todas as memórias perdidas.

Uma história inquietante sobre a memória e o que resta de nós quando a perdemos. Um romance comovente sobre o amor e o que este precisa de ser para merecer esse nome.  «Viver não tem nada a ver com isso que as pessoas fazem todos os dias, viver é precisamente o oposto, é aquilo que não fazemos todos os dias.»


Autor: Afonso Cruz 
Editor: Companhia das Letras (Setembro, 2015)
Género: Romance
Páginas: 272  


«Uma das vozes mais criativas da nova literatura em língua portuguesa» - Mia Couto

«Afonso Cruz alcançará um lugar muito destacado nas letras portuguesas.» - El País

«Um verdadeiro escritor, tão original quanto profundo, cujos livros maravilham o leitor, forçando-o a desencaminhar-se das certezas correntes e a abrir-se a novas realidades.» - Miguel Real, Jornal de Letras

Além de escritor, Afonso Cruz é também ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb. Nasceu em 1971, na Figueira da Foz, e viria a frequentar mais tarde a Escola António Arroio, em Lisboa, e a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, assim como o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de cinquenta países de todo o mundo. Já conquistou vários prémios: Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco 2010, Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009, Prémio da União Europeia para a Literatura 2012, Prémio Autores 2011 SPA/RTP; Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2011, Lista de Honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People, Prémio Ler/Booktailors – Melhor Ilustração Original, Melhor Livro do Ano da Time Out 2012 e foi finalista dos prémios Fernando Namora e Grande Prémio de Romance e Novela APE e conquistou o Prémio Autores para Melhor Ficção Narrativa, atribuído pela SPA em 2014.


Flores - 2015 Companhia das Letras
Para Onde Vão os Guarda-Chuvas - 2013 Alfaguara Portugal 
O Cultivo de Flores de Plástico - 2013 Alfaguara Portugal 
Enciclopédia da Estória Universal - 2013 Alfaguara Portugal
O Livro do Ano - 2013 Alfaguara Portugal
Jesus Cristo Bebia Cerveja - 2012 Alfaguara Portugal
O Pintor Debaixo do Lava-Loiças - 2011 Editorial Caminho
Alfabeto do Corpo Humano - 2010 Oficina do Livro
A Boneca de Kokoschka - 2010 Quetzal
A Contradição Humana - 2010 Editorial Caminho
Os livros que devoraram o meu pai - 2010 Editorial Caminho
O Alfabeto dos Países - 2009 Oficina do Livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário