Destaques

0 A Guerra das Estrelas + Opinião

A Guerra das Estrelas
Luke Skywalker era um jovem de 20 anos. Vivia e trabalhava na quinta do seu tio, no remoto planeta Tatooine… onde se aborrecia mais do que possa imaginar. Ansiava por aventuras entre as estrelas - aventuras que o levariam além das longíquas galáxias para distantes e estranhos mundos.
Então Luke interceptou a mensagem secreta de uma linda princesa cativa de um poderoso e cruel chefe militar. Luke não sabia quem ela era, mas sabia que tinha de a salvar, e depressa, porque o tempo se estava a esgotar. Armado somente com a sua coragem e com o sabre de luz que fora do seu pai, Luke viu-se catapultado para o meio da mais selvagem guerra do espaço de sempre… direito a um encontro terrível na estação de batalha inimiga, a gigantesca Estrela da Morte…

Autor: George Lucas
Editor: Europa-América
Páginas: 204
Género: Ficção Científica
Original: Star Wars: From the Adventures of Luke Skywalker (1976)


opinião
 (5 em 5)

Não exclusivamente, mas especialmente, creio que este livro se destina aos fãs de Star Wars. Com isto quero dizer que, embora tenha sido lançado alguns meses antes do primeiro filme, com base no guião original de George Lucas, os filmes têm mais projecção e os livros funcionam como uma espécie de bónus para os que apreciam a saga.

Atribuído a George Lucas, mas na realidade escrito por Dean Foster, as descrições em «A Guerra das Estrelas» não fazem - e muito dificilmente fariam - justiça à diversidade e complexidade estética das personagens ou dos cenários presentes no filme. Há vários elementos que, no livro, não funcionam, ou pelo menos não com o mesmo impacto. As cenas de combate como a destruição da Death Star, ligeiramente diferentes, são fastidiosas em comparação com a exuberância e adrenalina exibidas no filme.

Penso, portanto, e repito-me, que o livro é excelente para os fãs da saga Star Wars, adeptos, por natureza, do coleccionismo. Categoria na qual eu me auto-incluo já que, neste momento, entre várias outras personagens, tenho quatro Darth Vaders a olhar para mim - e não vou contar com os wallpapers do computador nem do telemóvel…



Especificamente em relação a esta edição portuguesa: existem vários erros ortográficos, o que é duplamente irritante quando temos em conta que se trata de uma suposta «edição especial»… E embora a transcrição fonética de R2-D2 e de C-3PO (Artoo e See Threepio) não me tenha incomodado, a tradução de Jabba, the Hutt para Jabba, o Cabana irritou-me (!!!). Além de ser uma edição de 1997 (21 anos depois do original ter sido publicado, portanto houve tempo para tradução/edição/revisão), Hutt tem dois tt e não um - logo, nunca poderia ser traduzido para Cabana… e um bocadinho de interesse da tradutora pelo seu trabalho - e já agora, algum brio profissional - podiam tê-la levado à conclusão de que Hutt é o nome da espécie de Jabba

Surge então o dilema: classifico a história que adoro há tanto tempo (apesar das diferenças entre filme/livro e da consequente, e lamentável, perda de sentido na morte de Obi-Wan no livro) ou o livro que pouco faz por ela?... Trata-se de Star Wars, por isso vou ser completa e, não desminto, idiotamente parcial!

Peço desculpa…




Livros Star Wars:
Star Wars - A Ameaça Fantasma (Episódio I)Star Wars - Ataque dos Clones (Episódio II)A Guerra das Estrelas (Episódio IV)O Império Contra - Ataca (Episódio V)O Regresso de Jedi (Episódio VI)Star Wars - As Sombras do ImpérioStar Wars - O Dilema da Princesa LeiaStar Wars - Tréguas em BakuraStar Wars - Herdeiro do Império (Star Wars: The Thrawn Trilogy, #1) Star Wars - A Última OrdemStar Wars - A Ressurreição da Força Negra


Nenhum comentário:

Postar um comentário