Destaques

0 A Conversa de Bolzano {Livros Outubro}


  A Conversa de Bolzano - mais uma das obras-primas do grande escritor húngaro - é um romance sensual e repleto de suspense sobre o sedutor mais famoso do mundo e o encontro que o irá mudar para sempre. Em 1756, Giacomo Casanova escapa de uma prisão veneziana e ressurge na pequena cidade de Bolzano. Aqui, Giacomo recebe um visitante indesejado: o envelhecido, mas ainda temível, duque de Parma, que anos antes o havia derrotado num duelo por uma dama deslumbrante chamada Francesca, tendo-lhe poupado a vida sob a condição de que não voltasse a vê-la. Agora, o duque está casado com Francesca - e intercetou uma carta de amor do seu antigo rival. Ao invés de matar Casanova de imediato, o duque faz-lhe uma oferta surpreendente, que é lógica, perversa e irresistível.
  Transformando um episódio histórico numa brilhante exploração ficcional sobre a ligação entre desejo e morte, A Conversa de Bolzano é mais uma prova de que Sándor Márai é uma das vozes mais marcantes do século XX.

Autor: Sándor Márai
Editor: Dom Quixote (Outubro, 2014)
Género: Romance
Páginas: 256
Original: Vendégjáték Bolzanóban (1940) [Goodreads]

Sobre o autor...
  Sándor Márai nasceu em 1900, em Kassa, uma pequena cidade húngara que hoje pertence à Eslováquia. Passou um período de exílio voluntário na Alemanha e na França durante o regime de Horthy, nos anos 20, até que abandonou definitivamente o seu país em 1948, com a chegada do regime comunista, tendo emigrado para os Estados Unidos. 
  A subsequente proibição da sua obra na Hungria fez cair no esquecimento quem nesse momento era considerado um dos escritores mais importantes da literatura centro-europeia. Foi preciso esperar várias décadas, até à queda do regime comunista, para que este extraordinário escritor fosse redescoberto no seu país e no mundo inteiro. Sándor Márai suicidou-se em 1989, em San Diego, na Califórnia, poucos meses antes da queda do muro de Berlim. 

Livros de Sándor Márai:
A Conversa de Bolzano - 2014 Dom Quixote
A Ilha - 2012 Dom Quixote 
Divórcio em Buda - 2010 Dom Quixote 
A Mulher Certa - 2009 Dom Quixote
Rebeldes - 2008 Dom Quixote
A Herança de Eszter - 2006 Dom Quixote
As Velas Ardem Até ao Fim - 2001 Dom Quixote



Nenhum comentário:

Postar um comentário