Destaques

2 Herdeiros do Ódio + Opinião


No sótão estão escondidos quatro segredos… que lutam pela sobrevivência

  Os quatro filhos da família Dollanganger levavam vidas perfeitas - uma bela mãe, um pai amoroso e dedicado, uma linda casa. De repente, o pai morre num acidente de viação e a mãe fica endividada e não possui qualificações para ganhar a vida e sustentar a família. Assim, decide escrever aos pais - os seus pais milionários, dos quais as crianças nunca tinham ouvido falar. 
  A mãe fala-lhes dos avós ricos, de como Chris, Cathy e os gémeos irão levar vidas de príncipes e princesas na luxuosa mansão dos avós. As crianças deleitam-se com as perspetivas da nova vida, até descobrirem que existem algumas coisas que a mãe nunca lhes contou. Nunca lhes contou que eram consideradas pelos avós «filhos do demónio» e que nunca deviam ter nascido. Não lhes conta que é obrigada a ocultá-las do avô porque deseja herdar a fortuna dele. Não lhes conta que devem permanecer trancadas numa ala isolada da casa, tendo apenas o sótão escuro e abafado onde brincar. Prometeu-lhes, porém, que seriam apenas alguns dias... Contudo, os dias transformaram-se em meses, os meses em anos. 
  Desesperadamente isolados, aterrorizados pela avó, Chris e Cathy tornam-se tudo um para o outro e para os gémeos. Agarram-se ao amor mútuo como última esperança, única força sólida - uma força quase mais poderosa que a morte. Herdeiros do Ódio é um romance de terror, traição e salvação através do amor.

Autor: Virginia C. Andrews
http://www.wook.pt/ficha/herdeiros-do-odio/a/id/15934338?a_aid=4fe1a2b32f210Editor: Quinta Essência (Setembro, 2014)
Género: Romance/Terror
Páginas: 400
Original: Flowers in the Attic (1979) [Goodreads]




opinião
(4 em 5)

Para os quatro jovens Dollanganger a morte do pai acaba por se revelar uma tragédia bem maior do que a que seria naturalmente de esperar. Desesperada, a mãe - Corinne - vê-se obrigada a procurar ajuda juntos dos pais que a renegaram e deserdaram devido ao que ela fez no passado. Aliada à sua mãe, Corinne quer que a existência dos seus quatro filhos se mantenha um segredo para o pai, pelo menos até fazerem as pazes. Assim, as crianças acabam trancadas no sótão da mansão, longe dos olhares de todos, nas mãos de uma mãe fútil e inútil e de uma avó cruel e ressabiada que vê pecado em todo o lado. 

...E quanto a nós, seguimos esta história com grande expectativa e mórbida curiosidade. A situação das crianças parece ficar cada vez pior e, consequência disso, o livro torna-se cada vez mais intrigante. Revoltamo-nos com a crueldade advinda da ganância de Corinne, para quem o dinheiro e o luxo estão acima da saúde física e mental dos próprios filhos. Ficamos ansiosos pelo bem estar dos miúdos e irritados pelas terríveis injustiças a que são submetidos; pela forçada morte da inocência. 

Dedicados à mãe, que adoram, as crianças fazem um esforço diário e colectivo, mantendo como incentivo o dinheiro que vão ter no futuro, mas começando lentamente a perceber que o que o dinheiro pode comprar, na situação em que se encontram, não vale nada... e que liberdade e saúde são os bens mais preciosos. 

É notável como, sem grande renovação de cenários ou personagens, V. C. Andrews consegue criar uma história que nos prende do princípio ao fim... e que ainda nos surpreende no final.

Este foi um livro que andei a ler por todo o lado, desejosa de regressar à história sempre que era obrigada a afastar-me. É diferente do que tenho lido, original e bem construído - gostei muito e estou ansiosa para ler o próximo!






✏ V.C. Andrews, Cleo Virginia Andrews, (6/6/1923- 19/12/1986) era pintora profissional até se dedicar à escrita a tempo inteiro. Os seus romances combinam horror gótico e saga familiar, girando em torno de segredos de família e amor proibido (envolvendo frequentemente temas de incesto consensual, na maioria das vezes entre irmãos. O mais conhecido é Herdeiros do Ódio (1979), que celebra agora o seu 35º aniversário. Os livros de V. C. Andrews venderam mais de 105 milhões de exemplares em 22 línguas.



✏ 'Herdeiros do Ódio' pertence à série 'Dollanganger', composta por cinco livros publicados até 1987. À série serão adicionados mais dois livros, com publicações agendadas para 2014 e 2015. Os livros escritos após a morte da autora foram escritor por Andre Neiderman mas continuam a ter o nome de V. C. Andrews. 


Bitmojis | Bitstrips


2 comentários: