Goodreads

Destaques

0 Vencedor do Man Booker Prize 2014


15/10/2014
O vencedor do Man Booker Prize deste ano é o australiano ao australiano Richard Flanagan pelo livro 'The Narrow Road to the Deep North' que narra a história de um cirurgião australiano feito prisioneiro no Japão e obrigado a trabalhar nos caminhos de ferro Tailândia-Burma. Dorrigo Evans luta para sobreviver enquanto recorda o romance com a jovem esposa do seu tio.

Flanagan,  autor de 'O Livro dos Peixes de Gould', publicado pela Dom Quixote em 2007, passou 12 anos a trabalhar neste novo romance, viajando para a Tailândia, caminhando pela conhecida 'Death Railway', muitas vezes carregando pedras consigo para imitar a experiência dos prisioneiros e entrevistando vários ex-guardas no Japão, bem como o seu próprio pai.

O livro recebeu óptimas críticas tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido e é agora agraciado com o mais importante prémio literário britânico que este ano, pela primeira vez, teve em conta todos os livros escritos em inglês e publicados no Reino Unido, independentemente da nacionalidade do autor.

“a magnificent novel of love and war.”
A. C. Grayling

O prémio do ano passado foi atribuido a Eleanor Catton - a mais jovem escritora a receber este prémio - pelo livro 'Os Luminares' recentemente publicado em Portugal pela editora Bertrand.


09/09/2014
A shortlist de candidatos ao Man Booker Prize de 2014 já foi anunciada.

Pela primeira vez, o mais prestigiado prémio literário britânico abre portas a autores americanos cujas obras tenham sido publicadas no Reino Unido. Entre os candidatos encontra-se Howard Jacobson que já foi vencedor do Man Booker, bem como Ali Smith e David Mitchell, ambos ex-nomeados. 

No ano passado o prémio foi entregue a Eleanor Catton pelo livro Os Luminares, uma história sobre um misterioso assassinato ocorrido na corrida ao ouro do século XIX. Com apenas 28 anos de idade, Catton é a escritora mais nova a receber este prémio literário e a segunda Neozelandesa a sair vencedora do Man Booker Prize. 

A shortlist será anunciada a 9 de Setembro e o vencedor a 14 de Outubro.


Nomeados deste ano:
- 'How to be Both',  Ali Smith - autora de 'O Passado é um País Estrangeiro' (Quetzal, 2013);

- 'J',  Howard Jacobson - autor de 'A Questão Finkler', vencedor do Man Booker Prize em 2010;

- 'The Lives of Others', Neel Mukherjee;


- 'The Narrow Road to the Deep North', Richard Flanagan - autor de 'O Livro dos Peixes de Gould', publicado pela Dom Quixote em 2007;

- 'To Rise Again at a Decent Hour', Joshua Ferris - autor de 'Sem Rumo' e de 'Então Chegámos ao Fim' ambos finalistas do National Book Award, publicados em Portugal pela Casa das Letras;





Nenhum comentário:

Postar um comentário