Destaques

0 As Raparigas Cintilantes + Opinião


Dizem que o que não nos mata torna-nos mais fortes. E se a morte voltar para tentar de novo?
  CHICAGO, 1931: Harper Curtis, um vagabundo paranóico e violento, dá de caras com uma casa que possui um segredo tão chocante como a natureza distorcida de Curtis: permite viajar entre o passado e o futuro. Ele usa-a para perseguir as suas raparigas cintilantes - e tirar-lhes o brilho de uma vez por todas.
  CHICAGO, 1992: Diz-se que o que não nos mata nos faz mais fortes. Experimente dizê-lo a Kirby Mazrachi, cuja vida ficou devastada depois de sofrer uma brutal tentativa de assassínio. Continua a tentar encontrar o agressor, tendo como único aliado Dan, um ex-repórter de crime que cobrira o seu caso anos antes. À medida que prossegue a sua investigação, Kirby descobre as outras raparigas, as que não sobreviveram. 
  Os indícios apontam para algo… impossível. Mas para alguém que devia estar morto, impossível não significa que não tenha acontecido.

Autor: Lauren Beukes
Editor: Porto Editora (Julho, 2014)
Género: Thriller
Páginas: 344
Original: The Shining Girls (2013) [Goodreads] [Wook]

opinião
My rating: 3 of 5 stars

...Para mim é mais uma prova de que, por vezes, criar tanto mediatismo e euforia em volta de um livro pode acabar por prejudicá-lo.

A história e o conceito são bastante originais e em poucos capítulos percebemos que não é nada fácil pôr de pé um enredo destes, já que exige ter sempre presente todos os pormenores sobre o que já se passou e saber exactamente onde se pretende chegar.

Nesse sentido, não hesito em exaltar o trabalho da autora, mas sabendo de um ou outro autor que elevariam este livro até ao patamar do absurdamente fenomenal, fico um bocadinho ressentida com o trabalho final de Lauren Beukes.

A leitura exige a nossa atenção - a fixar nomes e situações, a recordar datas e relacioná-las com acontecimentos já narrados e as suas respectivas repercussões no presente/futuro. Assim, a narrativa pode muito facilmente acabar por se tornar confusa e cansativa para o leitor, cujo esforço poderia ter sido grandemente compensado no final, não fosse a conclusão do livro se revelar insatisfatória.


Frases Preferidas
"O tempo cura. As paixonetas passam. Os espinhos desencravam-se naturalmente. Não significa que não deixem cicatrizes que provocam comichão."
"Nada é infinitamente reduzível. Podemos dividir um átomo mas não podemos vaporizá-lo. As coisas permanecem em volta. Prendem-se a nós, mesmo quando quebradas."



✏ 'As Raparigas Cintilantes' vai ser adaptado à TV por Leonardo DiCaprio;

 Este livro foi distinguido com vários prémios e nomeações ao longo de 2013: Amazon’s Best Mystery & Thrillers, GoodReads Reader’s Choice Awards Semi-finalist Mystery & Thriller, WHSmith Richard & Judy BookClub Choice, Exclusive Books Reader’s Choice Book of the Year, CWA Gold Dagger Thriller of The Year, RT Book Of The Year.

 A autora, Lauren Beukes, conquistou o Prémio Arthur C. Clarke, com o seu livro anterior, 'Zoo City',  que está a ser adaptada ao cinema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário