Destaques

0 Uma Outra Voz


Prémio Leya 2013
Cinco vozes, uma história de família que se cruza com um século de História de Portugal.

João José Mariano Serrão foi um republicano convicto que contribuiu decisivamente para a elevação de Estremoz a cidade e o seu posterior desenvolvimento. Solteiro, generoso e empreendedor como poucos, abriu lojas, cafés e uma oficina, trouxe a electricidade às ruas sombrias e criou um rancho de sobrinhos a quem deu um lar e um futuro. É em torno deste homem determinado, mas também secreto e contido, que giram as cinco vozes que nos guiam ao longo destas páginas, numa viagem que é a um tempo pessoal e colectiva, porque não raro as estórias dos narradores se cruzam com momentos-chave da história portuguesa. Assim conheceremos um adolescente que espreitava mulheres nuas e ria nos momentos menos oportunos; a noiva cujos olhos azuis guardavam um terrível segredo; um jovem apaixonado pela melhor amiga que vê a vida subitamente atravessada por uma tragédia; a mãe que experimentou o escândalo e chora a partida do filho para a guerra; e ainda a prostituta que escondia documentos comprometedores na sua alcova e recusou casar-se com o homem que a amava. Por fim, quando estas vozes se calam, é tempo de ouvirmos o protagonista através de um diário escrito noutras latitudes e ressuscitado das cinzas muitos anos mais tarde.
Baseado em factos reais, Uma Outra Voz é uma ficção que nos oferece uma multiplicidade de olhares sobre a mesma paisagem, urdindo a história de uma família ao longo de um século através das revelações de cada um dos seus membros, numa interessante teia de complementaridade.

Autor: Gabriela Ruivo Trindade
Editor: Leya (Abril, 2014)
Género: Romance
Páginas: 336
   

Sobre a autora...
Gabriela Ruivo Trindade nasceu em Lisboa em 1970. Licenciou-se em Psicologia e trabalhou como Psicóloga e Formadora Profissional até 1999. É mãe de dois filhos. Vive, desde 2004, em Londres, onde se dedica ao artesanato e escreve, paixão que a acompanha desde criança. 
Em 2011, o seu texto Uma Mulher de Palavra foi o primeiro vencedor do Desafio de Escrita – Micronarrativas, promovido pela ecO - Associação Cultural de Leiria e posteriormente publicado no jornal Região de Leiria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário