Destaques

0 O Maravilhoso Feiticeiro de Oz + Opinião

O Maravilhoso Feiticeiro de Oz

Oz #1
  Um violento ciclone lança Dorothy e o seu cão "Toto" numa terra desconhecida. Aí chegada, ela é acolhida como uma poderosa feiticeira pelos pequenos Munchkins, mas o seu único desejo é regressar ao Kansas onde a esperam a tia Em e o tio Henry. 
  A demanda de Dorothy leva-a em busca do «Grande Feiticeiro de Oz» numa viagem cheia de perigos ao longo da estrada de tijolo amarelo e me direcção à maravilhosa Cidade Esmeralda. No seu caminho encontra um Espantalho sem cérebro, um Homem de Lata em busca de um coração e um Leão cobarde. Juntos acabam por chegar a Oz, mas naquele estranho país nem tudo é o que parece... 
  A fascinante história de Dorothy e dos seus amigos é um dos mais amados contos de fadas modernos. 
  O fabuloso filme de 1939, protagonizado por Judy Garland e realizado por Victor Fleming, ajudou a manter o livro vivo e continua a encantar crianças e adultos.

Autor: L. Frank Baum
Editor: Edições Nelson de Matos
Género: Juvenil
Páginas: 192
Original: The Wonderful Wizard of Oz (1900)
   

Opinião...
The Wonderful Wizard of Oz by L. Frank Baum
My rating: 5 of 5 stars

L. Frank Baum criou um mundo fantástico, povoou-o de personagens espectaculares e enviou-as numa aventura formidável, na qual tudo é possível, sem as aborrecidas restrições da lógica.

Escrita para os mais pequeninos, esta história não falha em encantar também os adultos - especialmente aqueles que cresceram a adorar o filme, apesar de na altura este já ser considerado bem antigo, que embora nem soubessem ler as legendas, muito menos o livro, acompanhavam todos os movimentos com toda a atenção e abanavam apreciadoramente - quais connoisseurs - a cabeça ao som de «If I only had a heart» ou «Somewhere over the rainbow» sem fazerem a mais pequena ideia do que estava a ser dito - e sim, estou a falar de mim!

E embora livro e filme sejam coisas consideravelmente distintas, são ambos mágicos. Guardo um enorme carinho por estes personagens e pela sua história. Apaixonei-me antes de os compreender, reforcei esse afecto quando finalmente consegui adicionar significado às suas palavras e voltei a apaixonar-me agora, com o livro...

The Marvelous Land of Oz

Oz #2
Editado pela pimeira vez em 1904 'The Marvelous Land of Oz' é a história das maravilhosas aventuas de um rapaz chamado Tip à medida que ele viaja ao longo de muitas terras de Oz. Tip cruza-se com o Espantalho e o Homem de Lata, bem como com alguns amigos novos como Jack Cabeça de Abóbora, o cavalo de madeira, Woggle-Bug e o incrível Gump.
Todos juntos, tentam acabar com os planos da malvada bruxa Mombi e superar a rebelião da General Jinjur e do seu exército. Esta é uma história tão emocionante e cativante hoje quanto o era na altura em que foi publicada, há mais de 100 anos atrás.

Autor: L. Frank Baum
Editor: Bottom of the Hill Publishing
Género: Juvenil
Páginas: 124
Original: The Marvelous Land of Oz (1904)
    

Opinião...


My rating: 4 of 5 stars
"(…) and I am convinced that the only people worthy of consideration in this world are the unusual ones. For the common folks are like the leaves of a tree, and live and die unnoticed."

Gostei muito de regressar a Oz e acompanhar este novo conjunto de personagens em aventuras bem divertidas!

Neste segundo livro conhecemos personagens novas e intrigantes e aprendemos mais sobre o passado da terra de Oz. Dorothy regressou finalmente a casa os seus amigos vivem confortavelmente nos seus respectivos domínios em Oz. O Espantalho ficou confortavelmente sentado no trono da Cidade Esmeralda mas agora que esta foi conquistada por um bando de raparigas desenfreadas, armadas com agulhas de tricotar, o suposto rei vê-se obrigado a fugir e a procurar a ajuda de Glinda.
A ele junta-se Tip, um menino que escapou por pouco às garras da velha bruxa Mombi, e os companheiros aos quais conseguiu dar vida através de magia, Jack Cabeça de Abóbora e o cavalo de madeira. Também o já nosso conhecido Homem de Lata se junta ao grupo, bem como o importantíssimo Woggle-Bug, ampliado e altamente educado! Juntos, descobrem que a verdadeira herdeira do trono, Ozma, foi levada pelo feiticeiro que usurpou o trono e está escondida em local desconhecido desde então.

"I've heard that anyone can be conquered with kindness, no matter how ugly they may be."

Divertido e mágico, é difícil não nos deixarmos levar para o mundo da fantasia, onde a lógica deixa de fazer sentido e cada peripécia tem o potencial de se transformar numa fantástica aventura.


Frases Preferidas:
"(…) for laws were never meant to be understood, and it is foolish to make the attempt."

"Everything has to come to an end, sometime."

"(…) and I am convinced that the only people worthy of consideration in this world are the unusual ones. For the common folks are like the leaves of a tree, and live and die unnoticed."

"I've heard that anyone can be conquered with kindness, no matter how ugly they may be."

"For I consider brains far superior to money, in every way. You may have noticed that if one has money without brains, he cannot use it to advantage; but if one has brains without money, they will enable him to live comfortably to the end of his days."

"'At the same time' declared the Tin Woodman, 'you must acknowledge that a good heart is a thing that brains cannot create, and that money cannot buy. Perhaps, after all, it is I who am the richest man in all the world'"

Nenhum comentário:

Postar um comentário