Destaques

0 O Mais Cruel dos Meses {Livros Fevereiro}

Natureza Morta

Armand Gamache #1

  Quando a neblina se dissipa na manhã do Dia de Ação de Graças, as casas de Three Pines ganham vida. Apenas uma permanece silenciosa.
  A aldeia é um paraíso seguro e os seus habitantes ficam desorientados quando a antiga professora, a muito estimada Jane Neal, é encontrada morta na floresta de áceres. Foi certamente um acidente, uma flecha disparada por um caçador, que se extraviou. Quem poderia desejar a morte de Jane Neal? Durante uma longa e notável carreira na Sûreté do Quebeque, o inspetor-chefe Armand Gamache aprendeu a encontrar serpentes no paraíso.
  Gamache sabe que há algo obscuro por detrás das belas casas antigas e das vedações de estacas brancas e que, se observar atentamente, Three Pines começará a revelar os seus mistérios...

Autor: Louise Penny
Editor: Dom Quixote (Abril, 2014)
Género: Thriller/Policial
Páginas: 360
Original: Still Life (2005) [Goodreads] [WOOK]

   


Opinião
My rating: 3 of 5 stars

Natureza Morta é um policial leve, sem grandes complicações mas com umas quantas surpresas pelo caminho.

Gamache rapidamente nos rouba a atenção por ser ligeiramente diferente dos inspectores a que estamos habituados. Sensível às artes, tanto a plástica como a literária, Armand Gamache preocupa-se realmente com as pessoas que o rodeiam. Pessoas essas que são, também elas, bastante curiosas… principalmente porque sabemos que no meio delas há um assassino!

Apesar do desafio de memorizar e acompanhar várias personagens, estas tornam certamente o livro mais interessante ao tentarem contribuir para a resolução da investigação em curso. Gostei especialmente de Ruth e do seu mau feitio crónico.

A investigação acaba por ser pouco técnica centrando-se mais em interrogatórios e na avaliação do perfil dos suspeitos, mas a autora conseguiu, pelo menos no meu caso, manter o mistério até ao fim... Embora questione um bocadinho a credibilidade da explicação para o crime. Provavelmente nesta parte devemos ter em conta as palavras de Gamache quando afirma que normalmente o motivo faz todo o sentido para o assassino mas nenhum para os outros...

Gostei deste livro como introdução a uma série policial em que a caracterização das personagens está no âmago do enredo e estou curiosa para ler o próximo.


Mística Fatal

Armand Gamache #2
  CC de Poitiers tinha um ego do tamanho do mundo e não descansou enquanto não viu o seu livro de auto-ajuda publicado com o seu rosto na capa. Era autoritária, detestada por todos, mas decerto nunca pensou vir a morrer eletrocutada numa pista de Curling numa aldeia nos confins do Canadá. 
  Armand Gamache, o inspetor-chefe da Sûreté do Quebeque, também jamais imaginou regressar tão cedo a Three Pines, muito menos na quadra natalícia, tempo de paz e fraternidade a contrastar com o estranho crime. Chamado a liderar a investigação, cedo descobre que CC de Poitiers não era sequer amada pelos familiares mais próximos e colecionava inimigos. Mas Gamache também tem os seus próprios inimigos e não tarda a perceber que não pode confiar em ninguém. 
  Enquanto um vento agreste sopra em Three Pines, trazendo consigo um manto de neve, há uma verdade mais arrepiante que se insinua…

Autor: Louise Penny  
Editor: Dom Quixote (Junho, 2015)
Género: Thriller/Policial
Páginas: 360
Original: A Fatal Grace (2006) [Goodreads]

    


«Um dos melhores policiais de 2007»
Deadly Pleasures Magazine, EUA

O Mais Cruel dos Meses


Armand Gamache #3


Quando o agente da Polícia Nacional do Quebec C. I. Armand Gamanche é chamado à aldeia de Three Pines, depara-se com um cenário de crime invulgar. 

Uma sessão espiritual realizada numa casa velha e abandonada acabou por se revelar uma experiência terrível e inesperada. 

O resultado é o corpo de um aldeão, imóvel, assustado pela morte, como se a sua alma lhe tivesse sido retirada.

Autor: Louise Penny  
Editor: Dom Quixote (Fevereiro, 2016)
Género: Thriller/Policial
Páginas: 344
Original: The Cruellest Month (2007) [Goodreads]
1 - Natureza Morta;
2 - Mística Fatal;
3 - O Mais Cruel dos Meses;
4 - A Rule Against Murder;
     No pico do verão os Gamache comemoram o seu aniversário de casamento numa pousada de luxo. Mas não estão sozinhos. À medida que o calor aumenta, surgem alguns convidados surpresa e uma terrível tempestade de verão deixa para trás um cadáver.
5 - The Brutal Telling - disponível em wook.pt;
     «O caos está a chegar» - com estas palavras a paz da cidade é quebrada. Um estranho é encontrado morto numa loja de antiguidades. Ninguém admite conhecê-lo mas todas as pistas levam até ao dono do estabelecimento.
6 - Bury Your Dead - disponível em wook.pt;
     A busca de um historiador obcecado pelos restos mortais do fundador do Quebec acaba em homicídio. Poderá um segredo enterrado há 400 anos ser tão terrível que alguém estaria disposto a matar para o proteger?
7 - A Trick of the Light - disponível em wook.pt;
     Lilllian sublinhou cuidadosamente num livro «os corações são quebrados» e «as relações doces estão mortas» - e agora a própria Lillian está morta. Em cada doce relação esconde-se um coração partido e mesmo quando os factos são expostos, Gamache não tem a certeza se se trata da verdade ou de uma ilusão.
8 - The Beautiful Mistery - disponível em wook.pt;
     Não são admitidos estranhos no mosteiro Saint-Gilbert-Entre-les-Loups mas quando o director do coro é assassinado o cadeado da enorme porta de madeira é aberto a Gamache.
9 - How the Light Gets In - disponível em wook.pt;
     Uma das pessoas mais famosas do mundo desapareceu. À medida que prossegue com a sua investigação, Gamache descobre uma inimaginável teia de assassínio, mentiras e corrupção bem no coração da cidade.
10 - The Long Way Home - disponível em wook.pt
     O marido de Clara não regressou no primeiro aniversário da separação de ambos, como combinado e ela quer que Gamache a ajude a encontrá-lo. A viagem leva Gamache para longe de Three Pines, para uma área desolada, onde descobre os terríveis danos provocados por uma alma doente.
10 - The Long Way Home - ainda não publicado
Dificilmente passa um dia sem que Laurent Lepage, de 9 anos, não alarme as pessoas com invenções desde invasões extreterrestes, a árvores andandtes, bestas aladas e dinossauros. Ninguém macredita nas suas histórias fantasiosas mas quando o rapaz desaparece, ficam com a impressão de que uma delas poderia ser verdadeira.



Sobre a autora...
  Louise Penny nasceu em Toronto, em 1958, e é autora de romances policiais. Atualmente vive no Quebeque, concentrada nas investigações do inspetor-chefe Armand Gamache de que já publicou dez títulos. 
  Inicialmente trabalhou como jornalista, mas foi como escritora que ganhou numerosos prémios dos quais se destacam o Agatha Award para o melhor romance policial do ano, em quatro anos consecutivos (2007-2010), e o Anthony Award para dois títulos da série. Os seus livros estão traduzidos em 25 idiomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário