Destaques

6 O que ando a ler...Dezembro 2013


Em termos de leituras, Dezembro não foi dos melhores meses deste ano...!

Fiquei horrorizada com As Cinquenta Sombras de Mr. Darcy e desiludida com os romances Lições de Desejo e Romance na Toscana

Gostei de Bala Santa, embora esteja longe de ser o melhor livro da série Vaticano

Diverti-me imenso a ler Resistir ao Amor e fiquei encantada com a protagonista de Acasos do Amor

O meu preferido, este mês, é O Hobbit!  


2013 Reading Challenge
2013 Reading Challenge
Congrats! You have completed your goal of reading 100 books for the 2013 Reading Challenge!
view books »



27/Dezembro
Muito resumidamente: o enredo de Lições de Desejo não foi suficiente para prender o meu interesse e o desenvolvimento do romance entre Phaedra e Elliot revelou-se enfadonhamente repetitivo e previsível.
De minha parte, tento sempre avaliar um livro tendo em conta o seu género e subgénero, tornando-se impossível não o comparar com outros livros que li do mesmo tipo, assim sendo: já li livros semelhantes muito melhores, mais bem trabalhados, com bastante mais conteúdo e muito mais interessantes...incluindo da própria Madeline Hunter.

Preferidos do mês...
1. O Hobbit: 5★
2. Acasos do Amor: 4★
3. Resistir ao Amor: 4★
4. Bala Santa: 3★
5. Romance na Toscana: 2★
6. Lições de Desejo: 2★
19/Dezembro
Achei a primeira metade de Romance na Toscana mais prazerosa de ler porque Gemma, a filha e a mãe transparecem como pessoas reais, afogadas na dura realidade do quotidiano, até que são sugadas para um conto de fadas de hotéis de luxo, boa comida, bebida para além da conta e muitas, muitas compras! E é neste sentido que considero esta uma óptima escolha de leitura para aquelas alturas em que só queremos escapar à realidade.
O dilema quanto ao legítimo proprietário da villa, dilema esse, aliás, despachado às três pancadas no final, pareceu-me apenas uma "desculpa" ou "fachada" para se poder afirmar que existe efectivamente uma história a ser contada quando todo o real enfoque vai para o romance entre Gemma e Ben.
Apesar de ter gostado, no geral, de Romance na Toscana, considero-o longe de ser fenomenal, especialmente no enredo e especialmente quando, tendo criado uma protagonista tão terra-a-terra, começa a resvalar para a futilidade e materialismo puros.

17/Dezembro

Precioso em todos os seus elementos, O Hobbit é um enorme marco para a literatura fantástica...e não só!
Único e verdadeiramente mágico, este livro tornou-se imediatamente num dos meus preferidos. Personagens magníficas e de personalidade exuberante, sejam empáticas ou deliciosamente perversas, contribuem com o seu desempenho para a criação de uma narrativa imaginativa e muito original, tendo em conta o ano da sua publicação.



Tento gostado imenso dos dois livros mais recentes da série Vaticano de Luís Miguel Rocha (A Mentira Sagrada e A Filha do Papa) decidi recuar um bocadinho e conhecer melhor os seus protagonistas. É nesse mesmo sentido que Bala Santa acabou por me desiludir, o desenvolvimento e intervenção destas personagens pareceu-me descuidado: Sarah limita-se a ser empurrada de um lado para o outro sem praticamente interferir com o desenvolvimento efectivo da trama. E quanto a Rafael, bem, digamos que já o vi mais católico...
De resto, Bala Santa é um bom thriller de conspiração, cheio de reviravoltas entusiasmantes e revelações inesperadas. Cada personagem parece ter o seu próprio e perverso objectivo, estando dispostos a ir muito longe para o ver concretizado.

9/Dezembro
Há livros que me deixam a pensar e outros que me levam a sonhar, mas os de Jill Mansell nunca falham em sorrir.
Resistir ao Amor é mais um divertido livro de Jill Mansell, escrito no habitual tom alegre e brincalhão da autora, que me anima sempre. Apesar de acontecer imensa coisa ao mesmo tempo, Mansell introduz as novidades de forma a não confundir nem baralhar o leitor e, apesar de começar a imaginar logo milhentas coisas quando pego num dos seus livros, ainda assim conseguiu surpreender-me com revelações que não estava mesmo nada à espera…
pôr-me a sorrir.

4/Dezembro
As Cinquenta Sombras de Mr. Darcy mistura cenas e personagens de dois romances bem diferentes:
Orgulho e Preconceito de Jane Austen e As Cinquenta Sombras de Grey de E. L. James. Sem dúvida que tal conjectura nos leva a desenvolver alguma curiosidade pelo livro…mas, no meu caso, só me posso autocensurar pela minha abelhudice!
Sem subtileza alguma, pouca perspicácia e sem qualquer coerência a narrativa vai de idiótica a ridícula. Apesar de alguns episódios verdadeiramente caricatos e engraçados e de concordar com uma boa parte do que é transmitido sobre E. L. James e os seus livros, nada disto foi suficiente para compensar a brejeirice do resto do livro. Além disso, muito mais "indecente" do que tudo o que E. L. James escreveu é arrastar o nome de Austen para este festival de degredo.

2/Dezembro
Uma procura pelo significado do que é ser mulher no nosso tempo, Acasos do Amor traz-nos episódios e dilemas intrinsecamente femininos com os quais qualquer mulher, de uma forma ou de outra, se poderá certamente identificar.
Achei formidável a forma honesta como a autora, Juliette Fay, explorou a vida desta mulher, o modo como nos permite aceder de forma bastante íntima às suas percepções, esperanças e receios.
Acasos do Amor é um romance leve sobre as dinâmicas da amizade e da família, oscilando entre cenas comoventes e episódios divertidos sempre pontuados com um realismo que nos leva a desenvolver interesse pelas personagens e ganhar interesse no desenvolvimento das suas histórias.

6 comentários:

  1. Olá!!!
    Posso partilhar uma leitura??? Terminei agora de ler o 3º livro da Patricia Scanlan - Segredos do teu Olhar e achei simplesmente maravilhoso... Para que leu os outros dois (Tudo se perdoa por amor e Felizes para Sempre) irá achar este muito melhor... fiquei mesmo emocionada... Vale a pena ler, aconselho, mas para que já leu os outros 2 uma vez que compreenderá muito melhor a história... é um livro de fácil leitura e não anda a "pastelar, empatar", é muito fluída...

    Um abraço para todos os que gostam de ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :) claro que pode, todas as opiniões são sempre muito bem vindas :D
      Também fiquei curiosa com esse livro quando soube do lançamento mas na altura optei por outros dois da mesma editora: O Barco Encantado e Acasos do Amor.
      Nunca li nada de Patricia Scanlan mas gostava muito de experimentar :)
      Muito obrigada por partilhar, beijinhos ***

      Excluir
  2. Como é que conseguiste ler as cinquenta sombras de Mr. Darcy? corajosa hein?! ehhe

    beijinho
    Mafi
    algodaodoceparaocerebro.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me digas nada, fogo! ;P Só mesmo com 80% do cérebro adormecido.
      Sempre que começava a questionar o grau de alucinação do que estava a ler só dizia a mim própria: «continua, tu continua!!!»

      Excluir
  3. mulher de coragem :)
    bem antes de mais parabéns já leste 100 livros isso é motivo para festejos.
    tenho curiosidade de ler o hobbit, mas como não gostei do Senhor dos aneis tenho um pouco de receio.
    beijos
    Maria João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria! :)
      É verdade...100 livros! :) Tanta coisa boa! Mas safei-me por um bocadinho! :)
      Eu gostei muito d'O Hobbit mas como calculo que seja do mesmo estilo da trilogia não sei se é uma boa aposta para a Maria...Vou tentar ler a trilogia para o ano...só aí já vão três! hehe

      Excluir