Destaques

3 Organizar os livros!

Adoro organizar os meus livros. Não só por apreciar passar as mãos pelas folhas e sentir a sua textura mas também porque me leva a recordar os óptimos momentos que passei na companhia da maior parte deles (✿◠‿◠)

No entanto, a organização de livros pode transformar-se numa dor de cabeça devido ao espaço físico que eles acabam por ocupar...e quando este começa a escassear, ao passo que o número de livros não para de aumentar…a coisa complica-se! (╥﹏╥)

Quando me deparei pela primeira vez com este contratempo, os meus livros deixaram de estar alinhados horizontalmente nas prateleiras para passarem a estar dispostos em pilhas verticais, por ordem alfabética e mais tarde agrupados por género literário…Mas desta forma é muito difícil manter os livros ordenados, especialmente quando estamos constantemente a adicionar livros novos à colecção e a tirar alguns para emprestar porque se temos os livros organizados por alguma ordem é complicado (e muito chato) encaixar livros no meio das pilhas. Portanto, quando recentemente voltei a ficar sem espaço decidi que tinha que voltar à horizontalidade! 

Há várias formas de organizarmos os nossos livros e podemos fazê-lo de acordo com um efeito visual que pretendemos obter ou de forma a encontrar cada livro de forma fácil e rápida, sempre que necessário.

Guardo os meus livros num móvel onde não estão expostos ao sol. As quatro prateleiras são espaçosas e o móvel, além de não ser muito largo, possui a altura ideal para mim que tenho poucos centímetros acima do metro e meio…portanto queria mesmo mantê-lo! Não guardo no mesmo sítio os livros técnicos que precisei para o secundário/universidade nem os livros infantis que tenho de quando era pequenina...Além disso, também não estão aqui os livros que tenho ainda por ler…«longe da vista, longe do coração»…e das mãos! Se estivessem à mão não ia resistir a passar algumas leituras para a frente da fila de espera!

Assim, impulsionei a minha imaginação com café e decidi improvisar uma «mini-prateleira» mais alta na prateleira propriamente dita! Assim, por cada prateleira oficial, consigo ter duas filas de livros, uma à frente e outra mais elevada atrás. Ainda é um trabalho em progresso e só tenho ainda a prateleira de cima concluída, mas ganhei imenso espaço para novos livros: que era o meu objectivo! ᕙ(`▽´)ᕗ

Aproveitei para mudar também o esquema de organização dos meus livros para uma organização por cores, tornando a estante muito mais apelativa visualmente. E como tenho a tal «mini-prateleira» acessória coloquei os livros de capa preta atrás dos de capa colorida. Infelizmente, o móvel é preto e eles acabam por não sobressair muito mas, ainda assim, estão bem melhor do que estavam. 


Adoooooro esta nova disposição dos meus livros e continua a ser bastante fácil para mim encontrar um livro sempre que preciso porque guardo na memória toda as capas, se não é o vosso caso, não aconselho este tipo de organização porque pode dificultar imenso a tarefa de encontrar um livro no meio da colecção. O único ponto negativo, para mim, é o facto de algumas séries terem ficado separadas porque os livros têm cores distintas. 

Também podemos organizar os nossos livros de outras formas: 

  ✿ Por ordem alfabética: é a mais lógica, no meu ponto de vista, e facilita imenso a tarefa de encontrar um livro. Podemos ordená-los de acordo com o nome do autor ou com o título do livro. É óptimo para quem tem boa memória para títulos ou nomes de autor! 

  ✿ Por género literário: podemos agrupar os livros conforme o género a que pertencem e depois, dentro de cada género, agrupá-los em subcategorias conforme o tema (ex. erótico, histórico, young-adult). O problema é que nem sempre a classificação dos livros é óbvia e podemos até discordar da categoria que a editora lhe atribuiu. 

  ✿ Por ordem cronológica: conforme a data que foram escritos, publicados ou conforme a época histórica em que se desenrola a acção. Podemos até optar por um estilo mais autobiográfico e ordená-los pela ordem que os fomos lendo. 

  ✿ Por tamanho: este tipo de organização oferece um efeito visual engraçado e dá um aspecto muito arrumado às prateleiras contudo, a não ser que o livro se destaque pelo seu tamanho colossal ou mínimo, é complicado inferir depois sobre a sua posição. 

  ✿ Por frequência de utilização: eu não tenho livros técnicos nem de culinária nesta estante, mas quem tem deve procurar colocar os livros que usa com maior frequência mais à mão.

3 comentários: