Destaques

0 O Barão + Opinião

    Bruno Brian di Monreale, o Barão, como é conhecido, é o último descendente de uma antiga e nobre família siciliana. Bruno cresce na Califórnia, com um pai severo e distante e uma mãe dividida entre um casamento precipitado, onde não existe amor, e uma paixão deixada na sua Sicília longínqua.
    No entanto, são as raízes sicilianas que levam Bruno a regressar à sua ilha natal, ao seu avô, um velho aristocrata, e a Calò, o padrinho sempre presente. Serão estas duas figuras que lhe irão transmitir o saber ancestral das velhas famílias aristocráticas, da sua ética e código de justiça.
    Bruno di Monreale envolve-se nos negócios do petróleo e das grandes multinacionais, tornando-se num homem poderoso e fascinante. Os amores inconsequentes e os casos fortuitos sucedem-se na sua vida glamorosa mas dominada pela insatisfação, até que se cruza com Karin, uma mulher reservada e misteriosa. Karin revelar-se-á o desafio por que Bruno ansiava e que lhe irá trazer o equilíbrio há tanto desejado.
    Em O Barão, um dos primeiros romances da autora, Sveva Casati Modignani revela-nos os meandros de uma sociedade em que os velhos paradigmas sociais entram em confronto com uma classe disposta a tudo para ascender ao poder, criando um mosaico de personagens vibrantes.

Autor: Sveva Casati Modignani
Editor: Porto Editora (Agosto, 2013)
Género: Romance
Páginas: 504
Original: Il Barone (1982)


Opinião:

My rating: 3 of 5 stars



A possibilidade de um Golpe de Estado em Burhwana (África) coloca em risco os interesses do pequeno Estado mas também a própria vida do Barão - Bruno di Monreale - o descendente de uma nobre família siciliana que tem actuado como conselheiro económico do príncipe de Burhwana. A rebelião foi organizada e armada por Omar, com infiltração dos seus próprios agentes no Governo do príncipe, com o objectivo de se apoderar das riquezas minerais do Estado.
Sveva deixa este desenlace em suspenso enquanto nos leva a recuar no tempo, contando-nos a história do Barão, desde a sua origem. Fruto de um casamento sem amor, Bruno di Monreale lida desde a infância com a infelicidade da mãe, que culminou na sua morte acidental, e com a alienação e frustração do pai. Sucumbindo ao chamamento das suas raízes sicilianas, é do avô e do padrinho que Bruno recebe as lições de vida fundamentais à edificação do seu carácter. Homem poderoso e cativante, Bruno terá, em teoria, vivido em pleno, encontrando, na prática, um vazio constante ao longo da sua vida - até que conhece a bela Karin.

A qualidade de escrita, saudavelmente pretensiosa, fica patente, conquanto este seja um dos primeiros trabalhos da autora. A pesquisa por detrás da história é muito satisfatória e o enredo é de construção sólida.

Infelizmente o enredo de O Barão, embora inteligente em conteúdo e desenvolvimento, não me atraiu muito. Não me senti curiosa nem intrigada com a história nem com as personagens que a desempenham. Penso que um dos principais motivos para tal será o facto de o livro ser pouco «caloroso».


View all my reviews

Outros Livros da Autora:
A Viela da Duquesabaunilha e chocolateO Esplendor da VidaO Jogo da VerdadeDesesperadamente GiuliaFeminino SingularUm Dia Naquele InvernoUma Chuva de Diamantes A SicilianaQualquer Coisa de BomLição de Tango6 de Abril '96

Nenhum comentário:

Postar um comentário