0 Viver e Resistir no Tempo de Salazar {Livros Abril 2013}
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKG3l9YFcoJhtTvyrQUf3Meg0-YLARHZ8151sZ1mwNaXbaGlWuAhWo6JTE3JhcaHo8yOCtfSsc8z9U5SQxks5z94f-k8sJO5Z5G7TJRvXL9ARqSRMRICvU6bWmVKfpZ-aMaEK2RG1EkCE/s320/Viver+e+Resistir+no+Tempo+de+Salazar.jpg)
E, em certo sentido, de esperança. Cada pessoa entrevistada abriu um mundo, o seu mundo, sendo que a linha transversal a todas as histórias que foram recolhidas é a ideia de resistência, assumida nos seus diferentes significados e práticas.
O livro divide-se em duas grandes partes. A primeira diz respeito aos aspetos do quotidiano e às diferentes formas de viver - e sobreviver - no Portugal do século XX. A segunda procura compreender processos de politização, espaços e formas de resistência. Finalmente, em jeito de epílogo, ouvem-se algumas impressões já sobre o 25 de Abril de 1974.
Editor: Verso da Kapa (12/Abril/2013)
Género: História
Páginas: 160
Sobre as autoras...
Raquel Henriques
Nasceu em São Jorge da Beira, em Maio de 1962.
Doutorada em História Cultural e das Mentalidades Contemporâneas (FCSH/UNL). Professora de História do Ensino Básico e Secundário e Professora Auxiliar Convidada na Universidade Nova de Lisboa.
Investigadora do Instituto de História Contemporânea.
Presidente da Associação Portuguesa de História.
Maria Alice Samara
Maria Alice Samara nasceu em Lisboa, em Abril de 1974. É doutoranda e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho tem-se focado sobre diversos temas relacionados com a Primeira República.
Maria Alice Samara é autora de Viver e Resistir no Tempo de Salazar, Os Cartazes na Primeira República (2010, Tinta da China), O Regicídio (2008, Tinta da China), Operárias e Burguesas (2007, A Esfera dos Livro) e Verdes e Vermelhos (2003, Editorial Notícias).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário