Destaques

2 O Livreiro + Opinião

O Livreiro

Hugo Marston #1
Neste romance de ritmo acelerado e empolgante (que prenderá os leitores da primeira à última página), encontramos a história de um terrível segredo escondido durante décadas nas páginas de um livro há muito desaparecido.
Hugo Marston decide comprar um livro raro ao seu amigo Max, o idoso proprietário de uma banca de obras antigas. Poucos minutos depois, Max é raptado. Vivamente surpreendido com o ato, Marston, chefe de segurança da embaixada americana em Paris, nada consegue fazer para impedir o raptor. Marston inicia então uma investigação destinada a encontrar o livreiro, recrutando a ajuda do seu amigo Tom, um agente da CIA.
A busca de Hugo revela que Max é, afinal, um sobrevivente do Holocausto que mais tarde se converteu num caçador de nazis. Estará o rapto ligado ao sombrio passado de Max ou aos misteriosos livros raros que vendia?

Autor: Mark Pryor
Editor: Clube do Autor (Março, 2013)
Género: Romance
Páginas: 352
Original: The Bookseller (2012)

Opinião:

«Desde criança que Hugo gostava de livros, mas agora começavam a dar-lhe dores de cabeça.»
Hugo Marston é o chefe de segurança da embaixada americana em Paris. Algum tempo depois de Hugo comprar dois livros ao seu amigo bouquiniste Max este é raptado mesmo à sua frente. Depois de fracassar na tentativa de impedir o rapto, a frustração de Hugo aumenta quando a polícia se recusa a seguir com a investigação. Decidido a apurar ele próprio o que terá acontecido a Max, Hugo arrasta amigo Tom Green, agende da CIA, para o caso e a recém-conhecida Claudia, uma jornalista que se dedica à investigação dos gangues parisienses de tráfico de droga. Quando outros bouquinistes aparecem mortos e Hugo se vê perseguido por alguém que não quer que ele conclua a investigação, percebe que terá que juntar as peças do puzzle o mais depressa possível…

Como início de série O Livreiro é óptimo e cumpre bem a função de nos deixar suficientemente interessados nas personagens para querer continuar a acompanhá-las nas próximas aventuras.

Com uma escrita bastante cuidada e inteligente, Pryor consegue efectivamente levar-nos até Paris. A narrativa, intrigante e interessante, é muito fácil de acompanhar especialmente graças aos diálogos engenhosos entre as personagens e às descrições vívidas do cenário envolvente.

Esperava apenas maior dinâmica e, embora pareça superficial e tolo, a aparente necessidade de Pryor em colocar as suas personagens a beber qualquer coisa na maior parte das situações de diálogo irritou-me: seja café, chá, vinho, whiskey… estão sempre de copo na mão. Além disso, a recorrente identificação das ruas era completamente desnecessária…


The Crypt Thief
Hugo Marston #2
É verão em Paris e dois turistas foram mortos no cemitério Père La Chaise em frente ao túmulo de Jim Morrison. O assassino deixa os corpos intocados, mas  invade a cripta de uma dançarina do Moulin Rouge, há muito morta, e desaparece da noite com parte de seu esqueleto. 
O cemitério é fechado e colocado sob vigilância, mas o ladrão retorna como um fantasma, levando mais ossos, desta vez, de outra lendária dançarina de can-can, a coberto da noite. 
Um dos turistas mortos prova ser um americano e o outro uma mulher ligada a um terrorista conhecido,pelo que o embaixador dos EUA envia o seu melhor homem e cabeça da embaixada de segurança, Hugo Marston, para ajudar a polícia francesa com sua investigação. 
De início, Hugo encontra várias dificuldades. Como é que este assassino pode operar de forma invisível? E porque é que ele está a roubar os ossos de bailarinas famosas? Hugo desvenda os segredos do cemitério, mas percebe que os ossos não são tudo o que este assassino quer: o seu plano final requer a carne e os órgãos dos vivos. E quando o ladrão de criptas se apercebe que tem este antigo agente do FBI no seu encalço, ele decide que o corpo de Hugo vai servir muito bem.


Sobre o autor
Mark Pryor trabalhou como jornalista, fazendo uma mudança na sua carreira para os escritórios de advocacia de Austin, Texas. «O Livreiro» é o seu primeiro romance e também o primeiro livro da série «Hugo Marston», cujo segundo livro será publicado em Maio de 2013 sob o título original de «The Crypt Thief».
Para conhecer melhor este autor, visite o seu SITE OFICIAL ou acompanhe o seu trabalho via TWITTER ou FACEBOOK.

2 comentários:

  1. Ansioso para que saia o segundo livro, o primeiro é qualquer coisa de espetacular :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Gosto sempre de saber opiniões.
      Eu já tenho o primeiro e estou desejosa de começar! :)

      Excluir