Destaques

0 Mariana + Opinião

Ela tinha apenas cinco anos quando viu Greywethers pela primeira vez, mas soube de imediato que aquela era a sua casa. Vinte e cinco anos depois, tornou-se finalmente sua proprietária. Mas Júlia depressa começa a suspeitar de que existe algo de poderoso e inexplicável por detrás da sua decisão radical de abandonar Londres e começar de novo numa pequena aldeia. Os novos vizinhos são calorosos e acolhedores, muito particularmente Geoff, o aristocrático proprietário de Crofton Hall, com quem sente uma ligação imediata. Mas a vida tal como ela a conhecia acabou, e outra bem diferente está prestes a começar. Uma vida que inclui Mariana, que habitou aquela mesma casa trezentos anos antes e cujo destino ficou tragicamente por cumprir. A história de Mariana vai-se revelando a pouco e pouco, apoderando-se da sua vida como um feitiço. Ao longo dos séculos que separam as duas jovens, uma promessa de amor eterno aguarda o desfecho que o destino lhe negou. Conseguirá Júlia desvendar no presente os enigmas do passado? Será que Mariana esteve sempre à sua espera?

Autor: Susanna Kearsley
Editor: Edições Asa (Fevereiro, 2013)
Género: Romance
Páginas: 352
Original: Mariana (1994)

Opinião
My rating: 4 of 5 stars

Infelizmente, cruzo-me demasiadas vezes com livros cujas histórias são fantásticas mas com um desenvolvimento que deixa muito a desejar ou então livros muito bem escritos mas estéreis em conteúdo… tal não é, definitivamente, o caso de Mariana: aqui temos não só uma história fabulosa e bem trabalhada mas também uma escrita aprimorada. Esta agradável plenitude estende-se também aos temas abordados já que Mariana reúne romance histórico e romance contemporâneo, unidos por uma componente sobrenatural.

Lamentavelmente foi o meu cepticismo em relação ao tema da reencarnação que fez com que demorasse tanto tempo a pegar neste livro. Não estava, claro, a ter em conta o talento da autora! Acabei a achar extremamente interessante o ponto de vista oferecido sobre a possibilidade de os nossos gostos e atracções, que julgamos impulsivas, terem na realidade uma base explicativa em existências passadas.

Susanna Kearlsey confere enorme projecção à força do destino. À pequena Julia de 5 anos bastou um olhar para decretar Greywethers como sendo a sua casa, cedendo mais tarde a um chamamento inexplicável ao comprá-la e mudar-se para lá de forma definitiva. Na sua "nova" morada, Julia faz "novos" amigos e encontra um "novo" amor em Richard de Mornay…mas Julia encontra também algo bem mais remoto ao ser sugada para a vida de Mariana Farr, no século XVII. Fugindo à praga que assolou Londres entre 1665 e 1666, Mariana mudou-se para Greywethers, a casa do seu tio, um tirano intolerável, encontrando também a amizade e o amor.

Kearsley desenvolveu com enorme mestria dois romances em simultâneo, bastante divergentes na sua base, mas igualmente interessantes deixando-me a sofrer por antecipação. Adorei todo o conceito e a forma como foi abordado e concluído: Julia e Mariana podem estar separadas pelo tempo mas estão bem unidas pela força do amor.

Sobre a autora...
Susanna Kearsley estudou Política e Desenvolvimento Internacional, tendo trabalhado como curadora de museu. 
O seu primeiro romance, Mariana, ganhou o prestigiado prémio Catherine Cookson, lançando a sua carreira literária. 
Susanna Kearlsey também escreve sob o pseudónimo de Emma Cole e em Portugal estão já editados dois dos seus livros: Mariana e O Segredo de Sophia


Livros de Susanna Kearsley...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário