Destaques

7 A Mãe Terra {Livros Março 2013}


Uma das mais populares sagas sobre a Europa Pré-Histórica. Um extraordinário fenómeno literário que combina o rigor científico com uma imaginação prodigiosa.

Para se tornar na líder espiritual do seu povo, Ayla empreende uma emocionante viagem na qual descobrirá o fascínio e o misticismo das cavernas sagradas e das suas pinturas rupestres. Há muitos anos, Ayla foi expulsa do Clã do Urso das Cavernas. Sozinha, viajou pelo continente europeu, conhecendo novos povos e hábitos, até que finalmente encontrou Jondalar, a sua alma gémea. Juntos, estabelecem-se na Nona Caverna — o abrigo de pedra que era o lar de Jondalar —, com a sua bebé, Jonayla, e os restantes membros do clã. Ayla foi escolhida como acólita e embarcou na árdua tarefa de se tornar líder espiritual e curandeira, que tenta conciliar com as suas ocupações de jovem mãe. Ayla e Jondalar não tardam a enfrentar novos desafios, dadas as dificuldades de sobrevivência na época, mas a sua prioridade é cuidar da filha e do bem-estar dos seus animais: Lobo e os três cavalos, Whinney, Racer e Gray. 
À medida que Ayla se embrenha na aprendizagem espiritual, sente-se cada vez mais só e com saudades da família. Os ritos aproximam-na perigosamente da morte, mas é graças a eles que Ayla recebe o Dom do Conhecimento, uma revelação tão importante sobre a procriação humana que irá mudar o mundo para sempre. 
Caçadas, cerimónias sagradas e ritos matrimoniais são apenas alguns dos episódios que Jean Auel retrata com mestria. A autora reconstrói o modo de vida na Pré-História e faz deste livro uma criação histórica cativante, rigorosa e inesquecível.

Autor: Jean M. Auel
Editor: Clube do Autor (Março, 2013)
Género: Romance Histórico
Páginas: 584
Original: The Shelter's of Stone (2002)

7 comentários:

  1. Pelo que vi este é o 5º de uma série, será? os outros estão publicados cá?

    http://www.goodreads.com/book/show/46544.The_Shelters_of_Stone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois...eu também fiquei baralhada. Este é o único livro traduzido para português da autora (até aqui tudo bem), o problema é que a sinopse atribuída a «A Mãe Terra» é muito abrangente já que descreve os acontecimentos gerais do 1º livro (quando Ayla é expulsa), do 2º (quando conhece Jondalar)...do 3º e 4º (aprendizagem espiritual e descoberta dos animais selvagens que passa a domar), do 5º (quando finalmente nasce
      Jonayla) e também do 6º (quando faz a aprendizagem espiritual e chega à tal «revelação tão importante sobre a procriação humana que irá mudar o mundo para sempre»...)
      Só me faz sentido que tenham optado por revelar isto tudo na sinopse se for para pôr o leitor a par do que já aconteceu...portanto acho que deve ser ou o 5º ou o 6º (ou os dois?!), já que é mencionada a miúda que só nasce no 5º livro, como disse. Mas a tal «grande revelação» só acontece no 6º livro... E 584 páginas não me parecem suficientes para englobar os dois... grrr :/

      Excluir
  2. Têm que me deculpar mas este não é o primeiro livro em português desta autora! Eu tenho (que eram da minha mãe) 6 livros desta autora editados pelas "Publicações Europa América" na decada de 90 e a historia é precisamente esta. Chamaram-lhe na altura "A saga dos filhos da Terra" ,e sairam por ordem - "Clã do urso das cavernas"," O vale dos cavalos", "Planicies de passagem"- volumes I e II,o por últimos "Os caçadores de mamutes" também volumes I e II o que prefaz 6 livros. Procurem que encontram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! :D Com o nome do livro já consegui encontrar. Pelo nome da autora não me estavam a aparecer mais edições portuguesas além desta que vai sair :/ Obrigada! *

      Excluir
    2. Pois eu tb já descobri que há cá os anteriores. Estão à venda? espero que não estejam esgotados. :(

      Excluir
  3. Os livros anteriores devem ser o inicio desta historia que vai sair agora

    ResponderExcluir
  4. Este livro é o 5 da saga cujo nome original é "the shelter´s of stone" publicado 2002. Chega agora à nossa língua, 11 anos depois... descobri-o por mero acaso e apenas por causa do nome da autora. Por este andar, o 6 livro "the land of painted caves" de 2011 deve ser publicado cá por volta de 2022!
    Os 4 anteriores foram publicados em português. São dificeis de encontrar à excepção do 1. São edições que foram publicadas pela europa-america na coleção nebula há uns anitos. Tenho todos menos o 4 (planicies de passagem) que desisti de procurar pois não consigo vê-lo em lado algum... Recentemente comprei todos em ingles; muito baratos na amazon uk.

    ResponderExcluir