Goodreads

Destaques

2 Hallelujah - O livro sobre a música

Hallelujah
Hallelujah, de Leonard Cohen, viria a tornar-se num sucesso assombroso, revelando-se como uma das canções mais interpretadas na história da música americana, valendo-se do seu carácter extremamente mutável. 


Mas como terá Hallelujah granjeado tamanha reputação e sucesso quando ninguém, nem mesmo Cohen, consegue decifrar o seu exacto significado?!

Alan Light dedicou um livro inteiro à complexa história desta música: The Holy or the Broken


Depois de vários anos a debater-se com esta música, escrevendo cerca de 80 versos antes de os editar e compor a letra final que viria a constituir Hallelujah, Leonard Cohen passou finalmente à fase de gravação em estúdio daquele que seria o álbum intitulado Various Positions, não fosse a empresa discográfica ter-se recusado a lançar o álbum.

Assim, Hallelujah acabou por chegar aos ouvidos do público apenas em 1984, com o lançamento do álbum por uma discográfica independente cujo impacto definhou até ao esquecimento. Em 1991, a revista francesa Les Inrockuptibles reuniu várias músicas de Cohen num álbum de tributo (I'm Your Fan), do qual fazia parte uma versão editada de Hallelujah, interpretada por John Cale.

Por casualidade do destino, Jeff Buckley instalou-se num apartamento onde se encontrava, por acaso, uma cópia de I'm Your Fan. Buckley lançou a sua interpretação de Hallelujah no álbum Grace, de 1994.

Anos mais tarde, em 2001, Andrew Adamson integrou Hallelujah no filme Shrek, interpretada por Rufus Wainwright. A partir deste ano esta música teve ainda mais projecção quando foi associada ao ataque contra o World Trade Center, tendo sido interpretada também por Bono, dos U2, Bon Jovi e Susan Boyle.

Ao atingir os 70 anos de idade e depois de estar 15 anos longe dos palcos, refugiando-se durante os últimos 5 num mosteiro californiano, Leonard Cohen regressou à música...e trouxe Hallelujah consigo...


Veja as diferentes interpretações no Youtube:



Fonte: NY Times

2 comentários:

  1. A música Hallelujah é de domínio público? Como posso confirmar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os direitos pertencem à Sony:
      http://www.easysonglicensing.com/Pages/Songs/Song.aspx?SongID=19250

      Excluir